Feriado tem queda de 20% de acidentes nas estradas


15/07/2009 17:27

Compartilhar:

Na Rod. D. Pedro I passaram 112 mil veículos, segundo a Concessionária Rota das Bandeiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/EDMIRCHEDIDRODOVIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu o relatório do governo do Estado referente ao Índice de Acidentes (IA) nas estradas paulistas no feriado prolongado. De acordo com o relatório, o índice apresentou queda de 20% em relação ao mesmo período de 2007.

O índice de acidentes com feridos diminuiu de 68,7 para 36,3 de um ano para o outro, com queda de 47%. Em números absolutos, foram registrados 1092 acidentes, sendo 493 com feridos e 34 com mortes. "O índice de acidentes fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 3,5 para 2,5 de uma operação para outra, com redução de 28%", argumentou o parlamentar.

O IA é calculado com base na extensão das rodovias, o Volume Diário Médio de Veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia é necessária para que haja uma comparação correta, já que há vários fatores que influenciam o índice como a época do ano em que o feriado acontece. "Entre as razões para a melhora do IA, destaco o trabalho de combate à bebida alcoólica e à melhoria da malha viária", disse.

A operação contou com o DER, Dersa e mais 13 concessionárias, envolvendo 2.200 profissionais, além do policiamento rodoviário da Polícia Militar. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da PM.



echedid@al.sp.gov.br

alesp