Festas de peão de boiadeiro poderão ser incluídas no calendário turístico


27/06/2006 18:25

Compartilhar:

Deputado Antonio Salim Curiati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/salim curiati01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diversos municípios paulistas poderão ter suas festas de peão de boiadeiro, realizadas anualmente, incluídas no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Macatuba, Itaju, Torrinha, Bariri, Brotas, Boracéia, Itapuí e Mineiros do Tietê são as cidades que figuram em oito projetos de lei de autoria do deputado Antonio Salim Curiati (PP) que propõem a medida. Trata-se dos PLs 378, 379, 380, 381, 382, 383, 384 e 485, de 2006, todos publicados no Diário da Assembléia de sábado, 24/6.

O deputado justificou as propostas afirmando que esses municípios têm apresentado acentuado desenvolvimento nos últimos anos e que a inclusão da festa no calendário turístico é de fundamental importância para o comércio e o lazer de suas populações.

O Calendário Turístico do Estado de São Paulo é organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, cujo objetivo é incrementar essa atividade no Estado, organizar eventos e estimular a criação de empresas relacionadas com o setor. São Paulo é o principal portão de entrada no Brasil de turistas estrangeiros. O setor gerou em 2004 uma receita de US$ 1,58 bilhão.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PL 225/06), que tramita na Assembléia Legislativa e fixa metas para a elaboração do Orçamento para 2007, prevê diversas ações da Secretaria de Estado de Turismo, entre elas o plano estadual de turismo e marketing para todos os segmentos e o atendimento aos municípios por meio do Fundo de Melhoria das Estâncias e dos circuitos turísticos.

alesp