Equipamentos de informática para escolas estaduais


15/04/2004 14:59

Compartilhar:

Gabriel Chalita, secretário de educação e deputado Luiz Gonzaga Vieira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Gonzagainfo15abril.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) acaba de anunciar mais uma conquista para o setor educacional de 10 municípios do Sudoeste paulista. Vieira obteve do governador Geraldo Alckmin a liberação de recursos para inclusão de escolas estaduais da região no programa de doação de equipamentos de informática.

Ao todo, 18 escolas serão atendidas pelo convênio instituído pela Secretaria de Educação, intitulado Programa de Melhoria ao Ensino Médio (Promed), que tem por objetivo desenvolver ações específicas e apoiar a implementação de novos projetos pedagógicos.

Melhoria da aprendizagem

Computadores de última geração, com impressoras e kit multimídia serão destinados às escolas contempladas. A expectativa, conforme o parlamentar, é de que possa ocorrer melhoria significativa da aprendizagem com a elevação dos índices de rendimento e com o aumento da permanência dos alunos, mediante a redução das taxas de abandono e de retenção. "Mais do que auxiliar no aprendizado, a informatização é ponto atrativo na instrução, justamente por seu aspecto lúdico. O governo do Estado vem dotando as escolas de materiais que possam contribuir para diversificar a prática pedagógica", explica.

O secretário de educação, Gabriel Chalita, diz que o programa vem disponibilizando materiais pedagógicos, livros didáticos, módulos ficcionais e não-ficcionais, equipamentos de informática e ainda materiais específicos para alunos e professores. "A adoção desses materiais se impõe como imprescindível a um trabalho que responda às exigências da sociedade contemporânea, que pede leitores habilitados nas mais diferentes linguagens, mídias, nos mais diversos suportes", afirma o secretário.

Softwares educacionais

As unidades escolares também já estão recebendo os softwares educacionais, a verba para a compra dos equipamentos da sala de informática e o acervo de biblioteca, composto por 300 títulos, previamente classificados, e mais outros livros em quantidade correspondente ao número total de alunos de Ensino Médio.

Em Tatuí, a escola atendida será a "Professor Fernando Guedes de Moraes", que atende alunos dos bairros Jardim Wanderley e Jardim Lucila. Atualmente, 1.400 alunos estão matriculados no colégio e serão beneficiados com o novo laboratório de informática. Anteriormente, Gonzaga havia obtido recursos para a reforma do prédio, construção de novas salas de aula e do laboratório de informática, que agora será totalmente equipada.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp