Patrulha rural recebe mais 66 viaturas


04/10/2006 16:04

Compartilhar:

Deputado Duarte Nogueira ao lado do governador Cláudio Lembo (ao centro) durante a entrega das chaves das viaturas para o policiamento das áreas rurais de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/duarte nogueira patrulha rural.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O policiamento das áreas rurais de São Paulo vai ganhar um importante reforço. Foram entregues à população nesta terça-feira, 3/10, 66 novas viaturas para a Polícia Militar, como parte do programa Patrulha Rural, parceria entre as secretarias da Agricultura, da Segurança Pública e do Meio Ambiente. As novas viaturas vão beneficiar 46 municípios de São Paulo.

"É uma parceria inovadora, que leva mais segurança aos cidadãos do campo paulista", afirmou o deputado durante a inauguração da nova sede do Comando de Policiamento Ambiental, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo).

As 66 viaturas foram compradas por meio de convênio entre a Secretaria da Agricultura e o Banco Mundial, dentro do Programa Estadual de Microbacias. Foram gastos R$ 2 milhões para adquirir as peruas em pregão presencial. Cada viatura custou R$ 30,85 mil, uma economia de 19% para os cofres públicos em relação ao preço de mercado.

"O programa Patrulha Rural, além de levar mais segurança aos moradores de áreas afastadas dos grandes centros, também atua na preservação do meio ambiente, reprimindo crimes contra a natureza e ajudando na educação ambiental da população", avalia Nogueira.

O comando de Policiamento Ambiental, atuando há meio século, conta hoje com 1.850 homens em todo o Estado. Só neste ano, já realizou 53 mil atendimentos e efetuou 275 prisões em flagrante. Foram apreendidas 508 armas e 14 mil animais.

A cerimônia teve a participação do governador Cláudio Lembo, do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro, do secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Eliseu Éclair, e do comandante do Policiamento Ambiental, coronel José Guerra Júnior.

duartenogueira@al.sp.gov.br

alesp