Rampa de voo livre pode ser reativada na Serra do Mar
Estimular a prática do ecoturismo, promover a preservação ambiental e ampliar o monitoramento dos recursos naturais da Mata Atlântica. Estas são algumas das ações que poderão ser desenvolvidas a partir da reativação da antiga rampa de voo livre localizada no alto do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão.
A proposta foi apresentada em 18/8, ao secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, pelo presidente do Clube de Voo Livre do Litoral Paulista (CVLLP), Eládio Manoel do Nascimento. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) intermediou a reunião.
Até o início da década de 80, a pedra era utilizada pelos praticantes de voo livre que vinham de várias partes do Estado, principalmente da região do ABC paulista e da capital. Graziano recebeu com satisfação a proposta, que será analisada pelos técnicos da secretaria. Como a utilização da rampa não depende de derrubada de árvores ou inferência no meio ambiente, o deputado e o presidente da CVLLP saíram otimistas da audiência.
Outro ponto discutido foi a capacitação do efetivo da Polícia Ambiental na técnica do voo livre. Na opinião de Eládio, a modalidade esportiva pode ser uma alternativa para ampliar o monitoramento da área, considerando a visão privilegiada proporcionada durante o voo.
A entidade ainda se comprometeu a oferecer o dobro do terreno a ser utilizado em área florestada, além de semear o entorno da trilha.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações