AMAS de Sorocaba inaugura novo espaço terapêutico


12/09/2011 12:26

Compartilhar:

Hamilton Pereira ((4º à esq.) na inauguração do Núcleo Terapêutico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/HAMILTONPEREIRAAUTISTAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Hamilton Pereira (PT) participou, no último dia 9/9, da inauguração do Núcleo Terapêutico de Atendimento ao Autismo da Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS). O parlamentar, autor do projeto de lei que cria a Política de Atendimento Integral aos Portadores da Síndrome do Autismo, garantiu, em emenda ao Orçamento do Estado, R$ 50 mil para a estruturação do espaço.

"As Constituições Federal e Estadual preconizam que a saúde é direito do cidadão e obrigação do Estado", observou Hamilton. "Porém, nesses casos como o do autismo, assistimos à total responsabilidade nas mãos somente da família, por isso, permanecemos na luta pela política estadual de atendimento integral aos portadores da síndrome", completou.

A expectativa da direção da AMAS é poder atender, com o novo núcleo, mais 45 crianças entre 2 e 13 anos de idade. A triagem das novas crianças a serem atendidas no Núcleo Terapêutico está sendo feita a partir de uma lista de espera mantida na entidade, composta por cerca de 50 pessoas. Além das 45novas crianças, outras 45, que já eram atendidas num espaço comercial cedido no Jardim Itanguá, também passarão a ser atendidas no Núcleo Terapêutico, localizado no bairro Wanel Ville I.

O Núcleo Terapêutico está instalado numa área de 10 mil m2 cedida pela prefeitura de Sorocaba. Para Hamilton Pereira, a experiência desenvolvida em Sorocaba pode fazer com o que o trabalho da AMAS se torne referência para todo o Estado de São Paulo.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp