Kazuko Shimizu pinta suas paisagens com coerência estilística e harmonia de contrastes


29/03/2005 15:43

Compartilhar:

Kazuko, pseudônimo artístico de Kazuko Shimizu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kazuko006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Um pedaço do Oriente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Kazuko001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em certas circunstâncias, Kazuko Shimizu fixa o seu tema com breves acenos; em outras, se abandona a um forte jogo cromático. Em ambas as perspectivas, sua prerrogativa é, todavia, de conservar uma coerência estilística, para quem o resultado de sua pesquisa não é casual, mas, mesmo no seu imediatismo, implica sempre num trabalho de seleção e de meditada elaboração.

Sua originalidade é solidamente ancorada a uma "inicial carga emocional" que a artista não perde, mas, ao contrário, por assim dizer, purifica de todo o elemento assessório, para apresentá-la à nossa atenção, com toda a sua autentica força criativa.

As paisagens de Kazuko Shimizu atestam um gosto cromático particularmente sensível, que se une com a própria e verdadeira composição, mesmo quando as estruturas parecem discordantes.

Nessa harmonia de contrastes, a obra "Um pedaço do Oriente", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, se destaca do processo fantasioso totalmente condensado por um modus faciendi que se verifica sem solução de continuidade, num esquema de eficaz comunicação.

A Artista

Kazuko, pseudônimo artístico de Kazuko Shimizu nasceu em Recife em 1967 e radicou-se em São Paulo a partir de 1970. Desde criança mostrou suas aptidões pelas artes plásticas.

A partir de 1992, freqüentou o atelier de Velf Weingrill e em 1993 passou a estudar ainda com os professores Neuza Morais e Meires de Oliveira além dos pintores Luís Pinto, Carvalho de Castro e Mouro.

Realizou exposições no Espaço Cultural Pincéis Tigre, SP; "Mulheres com vida" no CEU Butantã, SP; Feira Artesanal, no Centro de Convenções São Luís e na Hobbyart Feira Internacional no Shopping Center Norte, SP (2004). Recebeu o premio de Menção Honrosa no VIII Salão de Artes de Mogi Guaçú.

Possui obras publicadas em revistas da Editora Online, Editora Casa Dois e Editora Minuano, em diversas coleções particulares e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp