Escola Técnica para Ituverava


27/05/2009 21:40

Compartilhar:

Objetivo da reunião foi pleitear a instalação de uma Escola Técnica Estadual (Etec) no município de Ituverava  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ITUVERAVA - MAC 13b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/secdesenv Mac2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Barros Munhoz (PSDB) participou nesta quarta-feira, 27/5, de audiência com o secretário Geraldo Alckmin, na Secretaria de Desenvolvimento do Estado. Munhoz estava acompanhando do prefeito de Ituverava, Mário Takayoshi Matsubara, e do presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Reinaldo da Silva. O objetivo da reunião foi pleitear a instalação de uma Escola Técnica Estadual (Etec) no município.

O prefeito Matsubara explicou que sua cidade está em plena expansão e que precisa de mão-de-obra qualificada para atender a demanda. "Precisamos de técnicos, pois estamos na iminência da instalação de uma grande empresa química, que também contará com um centro de pesquisa e desenvolvimento e precisará dessa categoria de profissionais para o seu funcionamento. Seria uma honra para nós abrigarmos uma Etec. Inclusive já temos um prédio disponível e pronto para isso".

O secretário Alckmin analisou o pleito e sinalizou para que o Centro Paula Souza avalie as instalações da cidade, bem como para que faça a seleção dos cursos que poderão funcionar. Se tudo correr bem, Ituverava terá a sua sonhada Escola Técnica. "Se apressarmos o processo da instalação, no final do ano já poderão ser feitas as inscrições, o vestibulinho poderá ocorrer em janeiro e as aulas serão iniciadas em fevereiro do próximo ano", disse o secretário.

Os cursos das Etecs duram 18 meses e um dos principais atributos é a alta empregabilidade. Segundo Alckmin, uma recente pesquisa constatou que de cada cinco jovens formados nas Escolas Técnicas, quatro conseguem emprego já no primeiro ano.

"Conseguir a instalação de uma Etec em Ituverava é uma grande vitória. Sei que a educação é a base de tudo e sei da qualidade do ensino do Centro Paula Souza, por isso, estou sempre pronto a lutar por conquistas como essas, que irão beneficiar milhares de pessoas. Fico muito feliz", finalizou Barros Munhoz.



barrosmunhoz@al.sp.gov.br

alesp