Entrega de novo trem da Linha C da CPTM


03/03/2008 19:50

Compartilhar:

Barros Munhoz e governador Serra na entrega de novos trens da CPTM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BARROS MUNHOZ 3 MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presente ao evento que ocorreu na estação Jurubatuba, zona sul, ao lado do governador José Serra, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que foi sub-prefeito de Santo Amaro em 2005, elogiou muito o novo trem da linha C da CPTM (Osasco-Autódromo). "Trata-se do trem mais moderno do mundo. Agora, o trabalhador terá mais conforto nas viagens. Este é um governo que se preocupa também com a qualidade de vida da sua população."

Com capacidade para 1.200 usuários, o novo trem (de quatro vagões) tem o que há de mais moderno em tecnologia metro-ferroviária no mundo. Além do design arrojado, a unidade conta com ar-condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.

O Plano de Expansão, no valor de R$ 17 bilhões até 2010, é o maior investimento já realizado no setor. A implantação dos projetos possibilitará atingir, entre outras, a seguinte meta até 2010, transformar 160 quilômetros das linhas da CPTM em metrô de superfície. Com isso, a malha do Metrô passará a ter mais de 240 km, elevando a demanda do sistema sobre trilhos em 55%, reduzindo em 25% o tempo médio de viagem e aumentando a participação do sistema metro-ferroviário, no total das viagens por transporte público, em 24%.

Além disso, o Plano de Expansão resultará em benefícios sócio-ambientais e econômicos, tais como: retorno anual equivalente a R$ 4,1 bilhões, a partir de sua plenitude, ou seja, em 2015; redução da emissão de poluentes, do consumo de combustível de fonte não-renovável e dos custos operacionais e de manutenção para ônibus, automóveis e viário, além de horas perdidas no trânsito e do número de acidentes.



barrosmunhoz@al.sp.gov.br

alesp