Museu de Arte: Eufrate Almeida utiliza a fotografia para estimular meditações sobre Quilombos e Quilombolas


12/08/2009 11:27

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO 2 - EUFRATES ALMEIDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Série "Quilombos" Clique para ver a imagem "> Eufrate Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/EUFRATE ALMEIDA - FOTO DO ARTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO 3 - EUFRATES ALMEIDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO 1 - EUFRATES ALMEIDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FOTO 4 - EUFRATES ALMEIDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Através de suas propostas visuais, Eufrate Almeida exprime com lucidez a confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia, na qual se envolve em cada fase produtiva "do projeto à assemblagem e à impressão" sublinhando suas escolhas sem deixar nada ao acaso ou a manipulação de outros. Sua capacidade de autonomia fornece ao fotógrafo as informações de um operador cultural raro.

Com energia e clareza as fotos de sua série dedicada aos "Quilombos" sintetiza com eficiência o tema onde os valores estéticos do mundo dos quilombos sejam substituídos pela presença física das palhoças ou casebres ou de todos aqueles sinais que permanecem para testemunhar as antigas funções sociais e a histórica subordinação dos quilombolas às classes mais favorecidas.

Concebendo a fotografia no seu mais estrito significado de documentação, Eufrate Almeida se propõe como ativador de um mecanismo que é a extensão da visão humana, mas privado de seu vício deformante, constante, preciso no seu significado tecnológico.

As cinco fotos da série "Quilombos", doadas ao acervo do Museu de Arte do Parlamento São Paulo pelo Instituto Brasil de Desenvolvimento Cultural-Social, são testemunhos visuais, autônomos, expressos e comunicados diretamente sem mediações verbais e se constituem numa leitura explicita que não exclui, mas estimula interiores meditações sobre o importante tema dos Quilombos e dos Quilombolas.



O Artista



Eufrate Almeida nasceu em Itabuna, Bahia em 1964, filho de um pequeno produtor de cacau da região. Transferindo-se para São Paulo no inicio da década de 70, cursou fotografia no Museu Lazar Segal e na Escola Paulista de Artes (1993). Especializou-se em fotojornalismo na Fuji do Brasil (1994), bem como em revelação, ampliação e iluminação na Kodak do Brasil (1995).

Aperfeiçoou-se em retratos e iluminação étnica no Senegal, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Gâmbia e Cabo Verde. Desde 1995 ministra palestras sobre temas ligados ao continente africano e a história do negro no Brasil.

Com larga experiência em reportagens temáticas, no continente africano desenvolveu trabalhos com enfoque sócio-cultural, retratando paisagens, vida social, religiosa e cotidiana. No Brasil desenvolveu pesquisas de resgate da memória histórica dos quilombolas e a composição dos Quilombos como uma sociedade: política, social e economicamente organizada.

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e em vários países africanos, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp