Parlamentar luta por filial da Pinacoteca em Franca


06/05/2011 12:28

Compartilhar:

Andrea Matarazzo e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ENGLERpinacotecaX.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência com o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, o deputado Roberto Engler (PSDB) reivindicou a instalação de uma filial da Pinacoteca do Estado em Franca. A sinalização de Matarazzo foi positiva. No entanto, as negociações para concretizar a conquista dependem de cessão de prédio por parte do município.

Engler se propôs a ser o intermediador entre a secretaria de Cultura e a prefeitura de Franca. Para tanto, pretende acertar com o prefeito Sidnei Rocha uma audiência conjunta, novamente na Secretaria de Cultura, para tratar do assunto.

A instalação de pólos da Pinacoteca do Estado, um dos mais tradicionais museus de artes plásticas de São Paulo, no interior do Estado, é uma ideia que tem o aval de Geraldo Alckmin. "Nossa pinacoteca em São Paulo tem uma grande reserva técnica, ou seja, quadros que estão guardados ou são substituídos, e que podem ficar expostos no interior", disse Alckmin, recentemente, em entrevista a jornal da capital.

O acervo da Pinacoteca tem hoje cerca de oito mil obras, principalmente dos séculos 19 e 20, mas apenas 10% delas estão expostas permanentemente. "Com a qualidade da coleção abrigada pela Pinacoteca, será possível realizar mostras e exposições de elevada qualidade, dando oportunidade a francanos e moradores da região de conhecer, ver e rever grandes produções artísticas", afirmou Engler.



rengler@al.sp.gov.br

alesp