Palestra aborda visão da mulher na MPB


30/05/2008 21:00

Compartilhar:

Marli Oliveira de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/palestra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 30/5, a Assembléia Legislativa foi palco de palestra da professora Marli Oliveira de Carvalho, que veio falar sobre O feminino na educação traduzido pelo cancioneiro popular. A promoção do evento foi do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que considerou o trabalho da educadora "brilhante, pois tem muito a ver com a história brasileira".

Marli, professora de História da rede municipal há 28 anos, disse que sua linha de trabalho "busca pensar historicamente o cancioneiro popular brasileiro, pois a música é fonte documental sobre diversos temas úteis para os professores. A música vem sendo usada para ensino desde a Grécia antiga pois, através das letras, conteúdos e valores sociais podem ser discutidos".

Nesta palestra foi apresentado um recorte histórico retratando o cotidiano da mulher desde o Brasil Colônia, no auge do patriarcado, até os dias atuais, quando o dilema feminino entre os papéis de mãe, esposa e profissional prevalece.

Vencedor em 2006 do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, o método de uso da música para o ensino de história, segundo Marli Carvalho, conseguiu melhora de 38% no interesse e aprendizagem dos alunos.

alesp