O desafio estético de Marie Hoyafuji envolto nos enigmáticos confrontos de seres e formas

Marie Hoyafuji é um caso raro no panorama da atual pintura contemporânea. Seguindo um caminho próprio, permanece longe de qualquer corrente, de modismo e de grupos em voga nos últimos decênios. Embora brasileira de nascimento e filha de orientais, sente o fascínio inconsciente pelo neo-realismo alemão.
Colorista de instinto, pode parecer, nos limites, abstrata ou abstrato expressionista enquanto transmissora de um estado de alma. Dessa situação pictórica, de quando em quando explode o conteúdo com certa prepotência. Como numa necessidade reprimida reaparece, então, a máscara alucinada, o grotesco triste e amargo, a figura feminina sensual e conturbada.
Quais os seus termos de referência? Nesses momentos em que a inquieta humanidade, a ansiedade e as paixões afloram distintas do mais profundo do artista e em perfeita sintonia com sua sinfonia cromática, Marie recompõe todavia a complexa matéria.
José Henrique Fabre Rolim, o crítico de arte que a apresenta, escreve: ¨Desenvolvendo um trabalho pictórico conturbado na essência, Marie Hoyafugi avança num expressionismo intensamente dramático refletindo os questionamentos de uma sociedade competitiva e repressiva. A expressividade de sua pintura não se limita nos delineamentos básicos da composição, alcança a própria textura na sutileza dos contrastes cromáticos. A sua obra representa um desafio estético envolto nos enigmáticos confrontos de seres e formas que enaltecem a vitalidade do gesto¨.
No quadro ¨Duas meninas¨ ,doado ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a pintura dessa artista reflete a ânsia do ser humano em captar a energia essencialmente mágica da emoção contida em cada pincelada.
A Artista
Marie Hayafuji, nasceu em Araçatuba, filha de pais japoneses. Criança ainda transfere-se para São Paulo, onde em 1985 inicia um curso de pintura com a professora Neide Oppido.
Formou-se em Administração, Marketing, Propaganda e Arquitetura de Interiores. Estudou história da arte com o professor Paulo Machado em 1993, papel artesanal, no Liceu de Artes e Ofícios e gravura com Maria Perez Sola. Frequentou o atelier do pintor Thomaz Ianelli e fez parte de sua equipe de pesquisa em artes no período de 1991 a 1996.
Participou de diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: ¨Pintando com Thomaz Ianelli¨, Espaço Cultural Monte Líbano; Salão de Artes de Santo André; 5º e 6º Salão de Artes de São Bernardo do Campo; Centro Permanente de Artes, Guarulhos (1995); 27º Salão de Artes Bunkyo (1996); Espaço Henfil de Artes, São Bernardo do Campo; 26º Salão de Artes Bunkyo (1997); 12º Edition New York - Dinamic Encounters - Projeto da Secretaria do Estado da Cultura do Rio de Janeiro (1999).
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações