4a Conferência Estadual de Saúde discute o SUS


19/11/2003 16:45

Compartilhar:

4ª Conferência Estadual de Saúde conta com a participação do deputado Waldir Agnello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/anello19novembro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Waldir Agnello

Foi aberta nesta segunda-feira, 17/11, a 4ª Conferência Estadual de Saúde, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, a Conferência tem por objetivo elaborar um relatório com propostas a serem encaminhadas à 12ª Conferência Nacional, cujo tema será "A Saúde que temos - O SUS que queremos".

O deputado Waldir Agnello (PTB) representou a Assembléia Legislativa no evento, que contou também com a participação do Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, entre outras autoridades. Estiveram presentes também representantes dos Movimentos Populares de Saúde, das Associações de Profissionais e de Prestadores de Serviço da Saúde.

Pela complexidade e amplitude dos serviços prestados, o SUS pode ser considerado atualmente um dos sistemas de saúde públicos de maior cobertura do mundo, comparável aos bem-sucedidos sistemas de países como o Canadá e a Inglaterra.

Agnello, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, defende o sistema. "Ainda que a implementação do SUS necessite de alguns ajustes, esse é um programa de grande capilaridade, que não se atém às esferas políticas que o administram, mas debate com os profissionais que o compõem e com a própria sociedade, que o utiliza para buscar o cumprimento de seu princípio fundamental, o direito de todos os cidadãos do país ao atendimento digno de suas necessidades de saúde", daclarou.

A Conferência em âmbito estadual se estenderá até o dia 19 de novembro e o relatório preparatório para a Conferência Nacional será encaminhado já no dia seguinte.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp