Frente de Hidrovias apresenta emendas à Política Estadual de Mudanças Climáticas


05/05/2009 19:20

Compartilhar:

 Cláudio de Senna Frederico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/hidroviasclaudio frederico (1 of 1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Luiz Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/hidroviasricardo (5 of 7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez preside os trabalhos da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/hidroviasdep caramez (5 of 14).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José  Carlos de Mello Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/hidroviasjose carlos de mello teixeira_pref barra bonita (3 of 5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Fonseca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/hidroviascapitao de fragata_fonseca (3 of 3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Hidrovias (FPH), presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), realizou, nesta terça-feira, 05/05, sua 15ª reunião que apresentou um relatório com propostas de emendas de incentivo ao transporte hidroviário para o Projeto de Lei 1/2009, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), de autoria do governador José Serra.

A comissão que analisou as propostas apresentadas durante a reunião anterior da Frente Parlamentar e as transformou em sugestões de emendas ao PL 1/2009 foi composta por Marcelo Poci Bandeira (Departamento Hidroviário), Cláudio de Senna Frederico (Fundação Mário Covas), João Gomes Ribeiro (DNIT Núcleo de Obras e Melhoramentos Ahrana/Ministério dos Transportes Adm. Da Hidrovia Tietê Paraná), João Sanzovo (Consórcio Tietê Paraná), Antônio Camargo Júnior (IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Carlos Schad (ADTP Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná), Ailton Azevedo, assessor do deputado estadual José Zico Prado, além da secretária executiva da Frente Parlamentar de Hidrovias, Cleide Dini, e do relator da FPH, Ricardo Luiz Camargo.



Frente Parlamentar de Hidrovias terá reunião itinerante



Como em vários pontos do texto da proposta do executivo o modal rodoviário foi esquecido, o grupo considerou três pontos norteadores para a elaboração das possíveis emendas: a definição de sustentabilidade, a inserção dos transportes de carga por hidrovia na legislação e a explicitação da responsabilidade pública para estabelecer incentivos fiscais aos atores econômicos envolvidos no processo de desenvolvimento hidroviário. Também foram consideradas as questões de segurança da navegação, pontuadas pelo capitão de fragata Carlos Fonseca , representante da marinha.

As sugestões de mudanças à legisislação proposta deverão ser encaminhadas à Comissão de Meio Ambiente. Caramez também irá leva-las à reunião de bancada partidária e sugerirá a realização de audiências públicas que debatam o tema, enriquecendo sua leitura com a participação de todos os segmentos nele interessados. Ele considera que este é "o momento certo de colaborar com o executivo na formatação da lei", acelerando assim a instalação do hidroanel.

A Frente marcou um evento para o dia 19/06: uma reunião itinerante, que ainda será formatada, que deverá partir de Barra Bonita. Este encontro debaterá a hidrovia e as questões ambientais, economicas e técnicas que ela envolve, considerando sempre a sustentabilidade do modal hidroviário. José Carlos de Mello Teixeira, prefeito de Barra Bonita e presidente do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná, crê que a reunião itinerante deverá ter a presença de todos os prefeitos da região, de representantes de secretarias estaduais e especialistas ambientais porque é a união de forças "que pode trazer a solução de problemas comuns".

João Caramez , que tem sentido o apoio ao trabalho desenvolvido pela frente e observado seus resultados, afirma que o sucesso da frente parlamentar é devido à "participação e dedicação de seus integrantes".

alesp