Frente das Hidrovias discute avanços no setor


13/05/2010 17:02

Compartilhar:

Caramez coordena reunião da FPH <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CARAMEZFRENTEHIDRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os trabalhos da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH) foram retomados nesta terça-feira, 11/5, no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na reunião, coordenada pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), foram apresentadas as ações que estão sendo implementadas pelo Departamento Hidroviário para a otimização da hidrovia.

Dentre os projetos de expansão em andamento, foi destacado o projeto executivo da Eclusa da Penha, obra prevista para 2011 que irá acrescentar mais 14 quilômetros à hidrovia Tietê-Paraná, totalizando 55 quilômetros navegáveis no rio Tietê. Outros projetos abordados foram a extensão Anhembi/Salto e Santa Maria da Serra, além do Hidroanel Metropolitano, cujo estudo de pré-viabilidade técnica, econômica e ambiental está sendo realizado.

Conforme salientado pelo diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado dos Transportes, Frederico Bussinger, esse estudo, que deverá ser finalizado até o final do ano, abrange a obra em todos os seus aspectos, avaliando as condições de intermodalidade no escoamento das cargas, melhorias nos deslocamentos dos usuários dos sistemas viários locais, a compatibilidade dos investimentos para a implantação na área e os principais impactos ambientais.

Na avaliação do coordenador da frente parlamentar, estão sendo dados passos importantes no setor, consolidando o trabalho que a frente vem realizando de estimular e desenvolver o transporte hidroviário. "Precisamos agora garantir maiores recursos orçamentários para dar seguimento a todas as ações iniciadas e incluir dispositivos no decreto regulamentador da lei que instituiu a Política Estadual de Mudanças Climáticas para que a hidrovia seja priorizada no Plano de Transporte Sustentável.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp