Comissão de Saúde recebe diretor do Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes

Flávio Isaías Rodrigues nega irregularidades na administração da unidade
13/03/2012 20:54

Compartilhar:

Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude13mar12Roba.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude13mar12RobDepMartinsAA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flavio Isaias Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude13mar12RobFlavioIsaiasRodriguesA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório da Comissão de Saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude13mar12Rob2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Heroilma Soares, Jorge Caruso, Edinho Silva, Marcos Martins, Gerson Bittencourt, Luís Carlos Gondim, Edmir Chedid e Analice Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComSaude13mar12RobDeputadosB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após analisar os itens constantes da pauta, os deputados membros da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), ouviram as explicações do diretor clínico do Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes, o médico Flávio Isaías Rodrigues, sobre as denúncias que constam do relatório de auditoria feito pela Secretaria de Estado da Saúde, publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo. Segundo o documento, o hospital lesou a rede pública em cerca de R$ 20 milhões. Rodrigues afirmou que o hospital é referência no tratamento oncológico da região e garantiu serem totalmente infundadas as denúncias. Segundo o diretor, o hospital recebeu a nota média de 9,4 na Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, de 2010.

O relatório publicado pela Folha aponta que entre as irregularidades estariam a cobrança em dinheiro de pacientes atendidos pelo SUS, faturas incompatíveis com o atendimento prestado e tratamentos experimentais feitos sem consentimento dos doentes. O diretor e seu corpo de diretores setoriais negaram todas as denúncias.

Os deputados Marcos Martins e Luiz Carlos Gondim (PPS) informaram que estiveram no hospital, no dia 27/2, para avaliar o atendimento oferecido aos pacientes e conhecer as instalações da unidade. Durante a visita, Rodrigues apresentou documentos que contradizem o relatório da auditoria da Secretaria da Saúde. Martins e Gondim afirmaram que tiveram uma impressão positiva do hospital e que aguardam uma análise mais profunda dos documentos para emitir uma opinião.



Nova auditoria



Os deputados presentes à reunião acolheram a proposta do deputado Edmir Chedid (DEM) de solicitar à Secretaria de Saúde estadual a realização de uma nova auditoria que dê oportunidade à diretoria da unidade para que esta possa apresentar suas justificativas. Os parlamentares aprovaram também a sugestão do deputado Edinho Silva (PT) de convidar, para prestar esclarecimentos junto à comissão, os membros da Diretoria Regional de Saúde e os auditores que produziram o relatório sobre o hospital.

Usuários do hospital fizeram avaliações positivas de atendimentos recebidos. Algumas lideranças de Mogi das Cruzes e região também endossaram o bom atendimento que o hospital realiza, chegando, inclusive, a cogitar perseguição política por trás das denúncias contidas no relatório.



Grupo sanguíneo nas fichas de estudantes



A comissão aprovou, na mesma reunião, o parecer favorável do relator Gerson Bittencourt (PT) ao Projeto de Lei 966/2011, do deputado José Candido-PT (falecido em 12/2/2012), que obriga a inscrição do grupo sanguíneo e do fator RH nas fichas escolares dos alunos das redes pública e particular de ensino do Estado.

Participaram da reunião, entre outros, os deputados Analice Fernandes (PSDB), Celso Giglio (PSDB), Gerson Bittencourt (PT), Heroilma Soares Tavares (PTB), Telma de Souza (PT), Carlão Pignatari (PSDB), Jorge Caruso (PMDB), André do Prado (PR), Alencar Santana (PT) e Adriano Diogo (PT), além dos já citados.

Deputados aprovam proposta para nova auditoria no hospital

alesp