Estação de Tratamento de Esgoto em Taubaté


04/03/2008 18:28

Compartilhar:

Obra da ETE Taubaté-Tremembé deverá ser concluída em 2009<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PADRE AFONSO ACELERA A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) tem atuado desde seu primeiro mandato para acelerar as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do complexo Taubaté-Tremembé. Aos 362 anos de fundação de Taubaté, essa será a principal obra de impacto ambiental, atendendo a uma antiga reivindicação da cidade, que será concretizada em 2009. Já em 2004, Afonso Lobato deu início à cobrança da execução do projeto, que vai ajudar na despoluição dos córregos e do rio Paraíba do Sul. A vida útil da obra está estimada em 20 anos, tratando 100% dos esgotos que atualmente são lançados in natura no rio.

A atuação do deputado é marcada por vários requerimentos de informação, ofícios e reuniões na Secretaria de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, questionando o andamento das obras. Já em maio de 2004, o então secretário da pasta, Mauro Arce (hoje à frente da Secretaria de Estado dos Transportes), informou ao deputado que a Sabesp estava com a licitação em andamento, com perspectivas de início dos trabalhos ainda naquele ano. Essa projeção acabou atrasando por conta de recursos protocolados por empresas que disputavam a execução, o que acabou comprometendo o cronograma inicial.

Lobato manteve-se cobrando agilidade do governo para realização da obra, que foi retomada em 2006. Com custo de R$ 80,6 milhões, o projeto tem duas frentes de trabalho: a da rede coletora, que está 80% concluída, e a da estação de tratamento propriamente dita (que receberá o material da rede), com 50% de conclusão. "Essa obra é de vital importância para a preservação do rio Paraíba, além de repercutir na prevenção de doenças", diz o deputado, lembrando que, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada real investido em saneamento básico são economizados cinco reais em saúde.



www.padreafonso.com.br

alesp