Deputado discute problemas da citricultura com o governador Serra


13/11/2007 11:41

Compartilhar:

Roberto Massafera pedirá ao governador José Serra apoio para o desenvolvimento da citricultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MASSAFERA   CITRICULTURA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Roberto Massafera

O deputado Roberto Massafera (PSDB) reúne-se nesta terça-feira, 13/11, com o governador José Serra para discutir a problemática da citricultura paulista e o apoio do Estado ao Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) para o combate do greening. O parlamentar participa da audiência, acompanhado do empresário José Luiz Cutrale.

Massafera é um dos signatários da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, lançada no final de setembro pela Assembléia Legislativa. Na ocasião, ele sugeriu políticas fiscais compensatórias para o setor. A citricultura enfrenta duas crises: uma sanitária, provocada pelo greening (doença causada por uma bactéria que provoca queda dos frutos); e outra de mercado, já que a queda do dólar reduz e muito a remuneração do produtor.

Além de participar das negociações entre indústria e produtores, a Frente Parlamentar solicita maior fomento à pesquisa no combate às pragas.

O Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção brasileira de suco de laranja e detém 48% do mercado mundial gerando 400 mil empregos diretos. São 22 mil propriedades, que ocupam 820 mil hectares. Elas são responsáveis por um faturamento de US$ 3,3 bilhões, 80% provenientes de exportações.

Convênios " O deputado Roberto Massafera também tem compromisso com os prefeitos de Motuca, Hamilton Falvo, e de Tabatinga, José Luiz Quarteiro. Eles assinam, também nesta terça-feira, na Secretaria de Estado de Planejamento, dois convênios que permitirão investimentos do Estado em infra-estrutura urbana. A liberação dos recursos é resultado do trabalho do parlamentar.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp