Diário do Grande ABC completa 50 anos

Sessão solene na Assembléia Legislativa homenageia o jornal
12/05/2008 21:44

Compartilhar:

Sessão solene na Assembléia Legislativa homenageia o jornal Diário do Grande ABC <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SolDiarioGrandeABC 22.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lola Nicolás, Ronan Maria Pinto, Donisete Braga, Paulinho Serra e Edson Dotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SolDiarioGrandeABC 11.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do 1º secretário da Assembléia Legislativa, Donisete Braga (PT), sessão solene homenageou nesta segunda-feira, 12/5, o Diário do Grande ABC pelos seus 50 anos de fundação. O deputado abriu os trabalhos com um breve relato dos fatos marcantes publicados pelo jornal, com destaque para a cobertura do período de transição da ditadura militar para a democracia, lembrando das greves dos metalúrgicos, do movimento sindical e da atuação de Luís Inácio Lula da Silva.

Segundo Donisete, ao longo do tempo a questão ambiental também ocupou importante espaço no Diário do Grande ABC. Já nos anos 90, o jornal focou as eleições de 1994 e 1998 e a Copa do Mundo nos EUA (1994), quando o Brasil conquistou o tetracampeonato. Nesse mesmo período o jornal passou a ser impresso em cores.

Em seus 50 anos, o Diário do Grande ABC publicou suplementos importantes, como o de abril de 2000 que tratava dos 500 anos do Brasil. O jornal também edita um anuário sobre as empresas da região.

O Diário foi pioneiro na Internet, quando em 1996 lançou o primeiro jornal on line em tempo real do país. Fundado por Edson Dotto, Maury Dotto, Fausto Polesi e Angelo Puga, hoje é conduzido por Ronan Pinto.

O deputado Rui Falcão (PT) disse que é uma feliz coincidência o Diário completar 50 anos ao mesmo tempo em que a greve da Scania também faz aniversário, 30 anos. "O Diário tem o compromisso de ver a notícia com enfoque no interesse social." Falcão afirmou que o jornal sempre teve uma editorial independente e sem travas impostas pela ditadura militar.

O vereador de Santo André, Paulinho Serra, destacou que o site do jornal tem nova modelagem com um tom mais moderno e interativo, na busca de ser reconhecido como o veículo regional mais importante do país. "O Diário é a referência da imprensa no ABC."

Ao final, Edson Dotto doou um livro que retrata os 50 anos do Diário do Grande ABC ao Acervo Histórico da Assembléia, representado por seu diretor Carlos Ungaretti Dias.

alesp