Solicitado desassoreamento do rio Paraíba do Sul


16/11/2011 09:34

Compartilhar:

Prado (à dir.) em reunião no DAEE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ANDREPRADODAEE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

André do Prado (PR) solicitou ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado, para realizar a limpeza e desassoreamento do leito do rio Paraíba do Sul, no trecho que atravessa o município de Guararema.

A reivindicação atende pedido do prefeito Márcio Alvino e do vereador Ivandir Pereira da Silva, que enviou ofício solicitando a intermediação de André do Prado junto ao DAEE. O parlamentar se reuniu com o superintendente do departamento, Alceu Segamarchi, e explicou que há muito tempo o rio Paraíba do Sul tem o seu leito assoreado por barro, detritos e areia, principalmente na época das fortes chuvas ou quando da abertura das comportas da Represa de Santa Branca.

"Após todos esses anos, é necessário retirar a lama e detritos, para que o leito se aprofunde e possa manter normal o nível de água, mesmo quando da ocorrência de um período mais longo de chuvas", pontuou Alvino.

Além disso, acrescentou o deputado, ao se aprofundar o leito do rio, evitará o estancamento das águas, proporcionando uma melhor vazão e evitando o transbordo em áreas do centro, principalmente do bairro Nogueira, como vem ocorrendo atualmente. "É importante destacar que a dragagem dos bancos de areia do rio possibilitará a utilização nas obras do município, barateando os custos", completou André do Prado. (jr)



andredoprado@al.sp.gov.br

alesp