Assembleia sedia 1º encontro estadual de blogueiros progressistas


18/04/2011 20:25

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/BlogueirosMAU5284.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Mentor, Paulo Teixeira e Luiza Erundina debatem a democratização das comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/IEncontroSP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Blogueiros Progressistas do Estado de São Paulo durante seminário na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/BlogueirosDepJoseZicoPradoMAU2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado (dir.) durante abertura do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/BlogueirosDepJoseZicoPradoMAU.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De 15 a 17/4, o auditório Franco Montoro sediou o 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Estado de São Paulo. Eles se autodenominam progressistas porque tratam de temas que não são abordados pela grande mídia. Discutem os movimentos sociais, a luta pela terra, por moradia digna, entre outras políticas públicas.

Os blogueiros pretendem que seja criado um marco regulatório da mídia, um plano nacional de banda larga, além da promoção da inclusão digital. O seminário também abordou temas como A Opressão da Mídia, A Proteção Jurídica na Blogosfera e A Sustentação Financeira nesta Blogosfera.

O encontro precede o encontro nacional, que será realizado em Brasília com representantes de vários Estados, para que sejam estabelecidas políticas para o setor. "Enfrentar a mídia burguesa não é para qualquer um. Esses blogueiros podem contar com o Partido dos Trabalhadores, pois blogs alternativos são benéficos para a democracia", declarou o deputado José Zico Prado (PT), que abriu o evento".

O 1º secretário da assembleia legislativa, deputado Rui Falcão, enviou mensagem lida por seu assessor Canova. "Tudo o que amplia a contribuição para a liberdade de expressão é bem-vindo, ajuda a romper a prática do monopólio. Desejo sucesso e avanço em seus blogs", declarou.

No sábado, os debates privilegiaram os temas Opressão na Mídia, Midia Livre e o Marco Regulatório da Mídia. Com a presença dos deputados federais por São Paulo, Luiza Erundina (PSB/SP) e Paulo Teixeira (PT/SP), do deputado estadual Antonio Mentor (PT), autor do projeto que cria o Conselho Estadual de Comunicação (Consecom), e do jornalista Paulo Henrique Amorim, a discussão girou em torno da democratização das comunicações. Foram considerados pelos blogueiros como pontos altos do encontro as questões da Militância Virtual, Redes Sociais e Proteção Jurídica na Blogosfera.

O encontro demonstrou a importância da blogosfera na atualidade. De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Comscore, 70% dos brasileiros acessaram blogs em 2010, e a média dos outros países não passa dos 50%. Em 2010, de outubro a novembro, por volta de 40 milhões de internautas acessaram blogs procurando informações e comentários sobre os candidatos. Para o blogueiro progressista Celso Jardim, a blogosfera nasceu dos esforços de internautas independentes das grandes corporações da midia, e pode ser considerada como o primeiro meio de comunicação de massa independente.

alesp