Deputado participa em Jaú de palestra sobre o aquecimento global


12/02/2007 16:08

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias e deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TOBIAS JAU PALESTRA Mendes Thame.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) esteve em Jaú na noite da última sexta-feira, 9/2, prestigiando a palestra "O Aquecimento Global e o Protocolo de Kyoto", proferida pelo professor e deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB). Mendes Thame se disse honrado e privilegiado pela presença do companheiro tucano Pedro Tobias.

Em sua palestra, o deputado federal disse que, apesar das pesquisas recentes mostrarem que a presença do homem na Terra ocorreu há mais de 500 mil anos, as questões ambientais só começaram a ser debatidas pela sociedade nos últimos 40 anos. "A primeira vez que a humanidade se reuniu para discutir questões ambientais foi em 1972, em Estocolmo. Esse evento serviu como embrião para que muitos países adotassem a legislação ambiental", recordou Mendes Thame, acrescentando que os principais problemas ambientais daquela época eram erosão do solo, diminuição de peixes e corais, escassez da água, extinção de espécies vegetais e animais e diminuição de florestas.

Diante de uma platéia de cerca de 800 pessoas, a maioria educadores, Thame refletiu sobre os problemas ambientais atuais e perguntou ao público se algo havia melhorado nos últimos anos. Segundo ele, atualmente existem dois fenômenos ambientais que afligem a humanidade: a escassez de água e o aquecimento global, fenômenos intimamente ligados e que já estão afetando a qualidade de vida da presente geração.

Na avaliação de Mendes Thame, há pelo menos três medidas que podem e devem ser adotadas pelas autoridades e pelas populações de todo o mundo: a aprovação de leis mais rígidas para penalizar quem contribui para destruir a natureza e para premiar aqueles que contribuem para preservar a natureza e reverter a degradação; a aplicação de mais recursos públicos para corrigir e consertar aquilo que já foi degradado; e a conscientização ambiental, considerada por Thame a principal arma contra a degradação. "À medida que uma sociedade indignada faz pressão popular, nasce a vontade política, que, infelizmente, não surge de forma espontânea. Por isso, a população precisa cobrar leis municipais, estaduais e federais para proteger a natureza", ressaltou.

A palestra de Thame encerrou a terceira Jornada Pedagógica de Jaú. O evento teve início em 5/2 e foi voltado especialmente para professores da rede municipal de ensino.

Além do deputado Pedro Tobias e de sua esposa Juliana Gaion Tobias, prestigiaram a palestra o deputado federal José Paulo Toffano (PV); o prefeito de Jaú, João Sanzovo Neto (PSDB); a presidente da Câmara de Jaú, Rita Chacon; a dirigente regional de ensino de Jaú, Maria Tereza Pirágine Fiorelli, e o secretário municipal da Educação, Durval Fiorelli.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp