Programa da TV Assembléia discute área de proteção de Itupararanga


21/11/2003 15:17

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Deputado Hamilton Pereira (segundo da esquerda para a direita) participa da gravação do programa "Em Discussão" sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Na próxima quarta-feira, 26/11, a TV Assembléia apresentará o programa "Em Discussão" gravado no dia 19/11, com debate sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. A TV Assembléia é transmitida em Sorocaba e Jundiaí pelo canal 6 da TV a Cabo, em Tietê pelo canal 31, em Itapetininga pelo canal 96 e em São Paulo pelo canal 66 da TVA e pelo canal 13 da Net.

Durante o programa, será discutido o Projeto de Lei 381/2001, de autoria de Hamilton Pereira, que altera a Lei Estadual 10.100/1998 e inclui na APA, além dos municípios de São Roque, Mairinque, Votorantim, Ibiúna e Piedade, as cidades de Alumínio, Cotia e Vargem Grande Paulista. O projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa em 30/10.

Participaram da gravação, além do deputado, o ambientalista Wendell Rodrigues Wanderley, membro da ONG SOS Mata Atlântica; a promotora do meio ambiente Lúcia Nunes Bromerchenkel Cunha e o prefeito de Vargem Grande Paulista, Roque Moraes (PSDB).

Segundo a promotora, a atuação do Ministério Público na APA de Itupararanga tem sido marcada pela união de esforços com órgãos e entidades no sentido de chamar a atenção da sociedade sobre os problemas da região e a necessidade de preservação dos recursos naturais.

Já o prefeito Roque Morais destacou que hoje o município aceita melhor a idéia de estar incluído numa área de proteção ambiental, mas salienta a necessidade de recursos para investimento em saneamento básico. "Como vamos preservar a água se o nosso esgoto corre a céu aberto?", ele questionou.

Preocupação semelhante foi manifestada por Wendell Rodrigues. O ambientalista destacou o fato de 84% do esgoto urbano da bacia do rio Sorocaba não receber nenhum tratamento.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp