Solenidade em homenagem ao Exército Brasileiro


20/04/2011 12:48

Compartilhar:

Ferreira Pinto, Celso Giglio e Machado Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/CELSOGIGLIOEXERCITOt.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Celso Giglio (PSDB), representando o Parlamento paulista, visitou, nesta terça-feira, 19/4, o Quartel-General do Comando Militar do Sudeste, na solenidade de comemoração do Dia do Exército Brasileiro.

No dia 19 de abril de 1648, em pleno sertão pernambucano, elementos de quase todos os estratos da sociedade colonial reuniram-se para formar o contingente que derrotou tropas regulares a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, que então dominava boa parte do Nordeste Brasileiro.

Foi nessa data que ocorreu a célebre Batalha dos Montes Guararapes, considerada por boa parte da historiografia como uma das primeiras manifestações de nativismo por parte do povo brasileiro. A ocasião também é tida como sendo o evento precursor da formação do Exército Brasileiro, tendo sido escolhida para homenagear a principal força de autodefesa do País.

Na solenidade, Celso Giglio cumprimentou o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que recebeu das mãos do comandante militar do Sudeste, general Adhemar da Costa Machado Filho, a medalha da Ordem do Mérito Militar.

Para o deputado, "é sempre uma honra prestar homenagem a uma instituição como o Exército, que tem mostrado uma extraordinária capacidade de renovação ao longo do tempo, exibida com especial vigor nesta era de liberdade e desenvolvimento social que o país vivencia desde a sua redemocratização".



cgiglio.al.sp.gov.br

alesp