Sessão solene destaca o papel solidário e integrador da Marinha brasileira


02/12/2011 20:17

Compartilhar:

Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Fernando Capez e Carmo Antonio Russo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11Mauri4.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11Mauri.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Guilherme Sá de Gusmão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11MauriViceAlmiranteLuizGuilhermeSaGusmao.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11Mauri5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11Mauri2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marinha brasileira homenageada em sessão solene na Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/SolDiaMarinheiro02dez11Mauri3.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Dia do Marinheiro, celebrado em 13/12, foi ponto de partida para uma homenagem que se estendeu a toda a Marinha brasileira e seus integrantes. Por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), a Força Naval foi objeto de uma sessão solene realizada nesta sexta-feira, 2/12, no plenário Juscelino Kubitschek.

"Poucos profissionais exercem a solidariedade em plenitude maior do que os militares. O militar é formado com a visão de doar a própria vida, e não há outra carreira profissional com essa doutrina", disse Capez.

O parlamentar fez também uma pequena resenha histórica da formação da Marinha após a Independência do Brasil e do seu papel para coibir "focos de resistência que, no início do século 19, poderiam ter levado o Brasil a esfacelar-se em uma série de pequenas nações". Ele também destacou a atuação do almirante Joaquim Marques de Lisboa, o marquês de Tamandaré, patrono da Marinha.

A homenagem incluiu a entrega de uma placa comemorativa e da Medalha Ives Gandra da Silva Martins ao vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, comandante do 8º Distrito Naval.

"Tenham certeza do reconhecimento e apreço não só pelo gesto de homenagear a Marinha como pelo carinho com que estamos sendo acolhidos", destacou Gusmão. Em retribuição ele entregou a Capez uma placa comemorativa e uma imagem de Nosso Senhor dos Navegantes.

alesp