1º secretário visita usina de reciclagem de entulhos


19/11/2009 17:31

Compartilhar:

Kiko e Carlinhos falam a reciclagem de entulho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/CARLINHOS1ENTULHO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do representante da ONG Instituto Eco-Solidário, Marcos Fernandes da Costa, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), visitou na última segunda-feira, 16/11, a usina da RCC Ambiental, empresa de reciclagem de resíduos da construção civil, do Grupo Dutrafer, localizada no distrito de Eugênio de Mello, em São José dos Campos.

O diretor da RCC ambiental, José Francisco Duke, o Kiko, explicou que empresa foi implantada com o objetivo de amenizar os impactos ao meio ambiente decorrentes da geração e disposição de entulhos. Segundo ele, os resíduos de construção e demolição provocam assoreamento de rios, lagos e encostas, perda de vegetação e degradação de áreas de mananciais e de proteção permanente.

A empresa recicla concretos e rochas naturais, argamassa, cerâmica e madeira. Este material é transformado em areia, pedrisco (utilizado em fabricação de blocos de concreto, manilhas de esgoto e artefatos de concreto), brita corrida, brita reciclada e agregados graúdos (para obras de terraplanagem, pavimentação, contenção de encostas e confecção de barragens.

Carlinhos disse que usinas desse tipo podem ser uma alternativa para reduzir a exploração de areia no Vale do Paraíba, onde cavas de exploração causam grande impacto ambiental. A exceção é São José dos Campos, onde esta atividade foi proibida, mas há forte pressão para a sua volta. O Vale, inclusive, exporta areia para a capital e outras regiões do Estado.



carlinhos@carlinhos.org

alesp