Cidades da região de Campinas recebem creches

Convênios foram assinados pelo secretário de Desenvolvimento Social no dia 16/3
19/03/2012 19:10

Compartilhar:

Auditorio do do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/UNICAMP16mar12Marco2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edimir Chedid, Campos Filho, Heitor, Rodrigo Garcia, Jonas Donizeti e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/UNICAMP16mar12MarcoNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/UNICAMP16mar12Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cerimônia de assinaturas dos Termos de Adesão ao Programa Creche Escola para a região de Campinas foi coordenada pelo secretário Rodrigo Garcia, responsável pela pasta de Desenvolvimento Social, e aconteceu no Instituto de Economia da Unicamp, no dia 16/3. Estiveram presentes os deputados Edmir Chedid e Aldo Demarchi, ambos do DEM, o deputado federal Jonas Donizette (PSB/SP), Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, representando o reitor Fernando Ferreira Costa, além de prefeitos, vereadores das cidades contempladas e outras autoridades.

Os parlamentares paulistas cumprimentaram os resultados do trabalho de Rodrigo Garcia que, à frente da pasta, é o responsável pelo desenvolvimento do programa. Eles ressaltaram a importância que tem para os trabalhadores disporem de um local onde possam deixar em confiança seus filhos. Por outro lado, as próprias crianças estarão bem assistidas, conforme lembraram os deputados. Chedid, interpretando uma solicitação dos funcionários da Unicamp, ainda intercedeu junto ao secretário para que fosse estudada a possibilidade da instalação do programa Bom Prato na Unicamp, o que beneficiaria cerca de 100 mil pessoas.

Em 2012 já foram contempladas cidades das regiões de Campinas, Piracicaba e Mogiana. Os municípios contemplados na cerimônia de 16/3 foram: Campinas, Bom Jesus dos Perdões, Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Lindoia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Sumaré e Tapiratiba, na região de Campinas; Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Leme, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição e Torrinha, na região de Piracicaba; e Águas da Prata, Divinolândia e São Sebastião da Grama, na região de Mogiana.

Os prefeitos das cidades contempladas receberam um kit contendo a documentação necessária para inscrição, de forma adequada, de suas respectivas cidades no programa de creches de São Paulo.



Programa Creche Escola

"Eu posso dar um exemplo, como pai, sobre o quanto é importante a convivência que meus filhos tiveram na escola desde a infância. Tenho certeza que isso vai fazer muito bem para a vida deles e de todas as crianças que vão usufruir dessas creches", afirmou o secretário Rodrigo Garcia.

O titular da pasta de Desenvolvimento Social informou que serão 151 os municípios beneficiados com essa iniciativa do governo estadual de São Paulo, neste ano. O objetivo é ampliar o atendimento a crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

O programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, foi desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. A meta é implantar, até 2014, o total de mil creches completas. Cada unidade (obras e equipamento) custa, em média, R$ 1 milhão e tem capacidade de atendimento de 70 a 150 crianças.

Rodrigo Garcia explicou que a contrapartida do município no programa é oferecer um terreno plano de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. Em 2011, 169 municípios paulistas, além da capital, aderiram ao programa.

Considerando apenas as regiões de Campinas, Piracicaba e Mogiana, doze cidades já haviam sido beneficiadas, no ano passado, com investimentos de até R$ 14,4 milhões. São elas: Engenheiro Coelho, Morungaba, Nazaré Paulista, Mombuca, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Caconde, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Santa Cruz das Palmeiras e Vargem Grande do Sul. Com as creches prontas, serão criadas cerca de 1.300 vagas no Ensino Infantil.

Rodrigo Garcia também falou sobre o aumento do valor do repasse para cofinanciamento de serviços na área social. "Além do Creche Escola, o governador também aprovou o aumento do Fundo Estadual de Assistência Social. Só na região de Campinas, tivemos um aumento de 67%. São recursos a mais para ajudar as prefeituras na rede de proteção social", finalizou Garcia.

alesp