Setor produtivo agradece apoio à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
"Os 94 deputados estaduais fizeram um manifesto para que o Congresso Nacional votasse o projeto da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e hoje recebemos das mãos do presidente da Fiesp cópia das 120 mil assinaturas de paulistas que, junto com a Assembléia, apoiaram a proposta", anunciou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, na reunião do Colégio de Líderes da qual participaram representantes dos vários setores produtivos. Além de agradecer o apoio dos deputados à Lei Geral, eles pediram a votação de projetos que tramitam na Assembléia e que beneficiam o pequeno empresário.
Dentre os doze projetos que esperam votação, o presidente da Fiesp, Paulo Skaff pediu urgência para duas propostas que vieram do Executivo: o PL 708/2005, que amplia o limite e categorias de enquadramento no Simples e institui regime especial de apuração tributária, e o PL 733/2005, que institui o Programa ME Competitiva para equalização de taxas de juros em financiamentos concedidos à microempresa e empresa de pequeno porte, estabelecidas no Estado. Além deles, Skaff salientou a proposta que regulamenta a indústria da panificação, proibindo o exercício da mesma em supermercados, hipermercados e lojas de conveniência instaladas em postos de gasolina. "Nesses estabelecimentos, os produtos são vendidos abaixo do custo" advertiu.
Além disso, Skaf pediu o empenho dos parlamentares no sentido de solucionar a questão dos passivos fiscais estaduais. "O Estado nunca teve um programa para resolver esse problema. São mais de R$ 100 bilhões que o Estado não recebe e as empresas não têm uma forma de pagar. Precisamos encontrar uma solução que as empresas possam cumprir", destacou.
Para o deputado Vicente Cândido (PT), coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, "é importante criar um ambiente favorável para produzir políticas públicas em defesa da pequena empresa em projetos indicados pela sociedade". A expectativa do deputado é que até o final do ano a Assembléia possa deliberar sobre alguns dos projetos referentes à questão e que estão em tramitação.
Também o deputado Vanderlei Macris (PSDB), que esteve em Brasília levando o apoio dos deputados paulistas à Lei Geral, falou dessa mobilização. "Agora precisamos atualizar a legislação para que a micro e pequena empresa se consolide e ajude a consolidar a economia paulista", destacou.
Segundo Garcia, o encontro foi um primeiro passo para que os líderes busquem um entendimento na votação, já que existem alguns projetos com discussão encerrada como a criação da ME Competitiva e o que amplia o teto do Simples. "A reunião serviu para que os líderes se debrucem sobre a matéria e procurem, até o final deste ano, votar leis importantes que vão beneficiar o setor que mais gera emprego neste país.", arrematou.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições