Entrega de casas populares em Jaú


11/11/2004 15:24

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias em cerimônia de entrega de casas populares no município de Jaú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/p.tobiasjau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou, no dia 29/10, da cerimônia de entrega de 45 casas populares no município de Jaú. A entrega das chaves ocorreu no conjunto habitacional Jardim Pires de Campos, bairro que leva o mesmo nome do empreendimento.

Representando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na solenidade, Pedro Tobias disse que o governo de São Paulo vem desenvolvendo o maior programa habitacional do País e citou os investimentos feitos na região nos últimos anos. Criticou a política habitacional do governo federal. "Na esfera federal não existe financiamentos para a área de habitação. Só existe discurso e projeto", declarou.

Pedro Tobias cumprimentou o prefeito de Jaú, João Sanzovo Neto (PSDB), pela sua reeleição em 3 de outubro. Sanzovo comentou a importância dos recursos do ICMS aplicados na área habitacional. "Esse é o maior exemplo de como podemos aplicar corretamente o dinheiro arrecadado do imposto em benefício da população", salientou o prefeito, referindo-se ao conjunto habitacional Jardim Pires de Campos.

As 45 casas têm 39,56 metros quadrados de área construída, dois dormitórios (podendo ser ampliados para quatro), sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias são resultado de um investimento de R$ 413,3 mil do governo do Estado e foram viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). Este programa é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, a prefeitura doa o terreno, executa a infra-estrutura (como redes de água, esgoto, energia elétrica e pavimentação) e administra as obras, que são feitas com a participação dos futuros moradores em regime de autoconstrução. A CDHU repassa os recursos para compra das cestas de material de construção e supervisiona todas as etapas dos trabalhos, além de fornecer o projeto e assistência técnica à prefeitura.

Representando o secretário de Estado da Habitação, Mauro Bragato, o diretor de Ação Regional da CDHU, Paulo Maschietto Filho, destacou este modelo adotado pelo governo do Estado e a política habitacional do governo Geraldo Alckmin. "Este é o único programa habitacional que possibilita que a família que ganha um salário mínimo como renda seja beneficiada com sua casa própria. E pagará uma prestação mensal de apenas R$ 39", declarou Maschietto, ao lado do gerente regional da CDHU, Carlos Roberto Ladeira, e do deputado Pedro Tobias.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp