2° secretário defende implantação de consórcio de saúde na região bragantina


10/04/2007 18:18

Compartilhar:

Edmir Chedid (à esq.) com representantes do consórcio intermunicipal de saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CHEDID COMERCIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 5/4, o prefeito de Tuiuti e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre Serras e Águas (Conisesa), Paulo Henrique de Alvarenga, esteve no gabinete do 2º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Edmir Chedid, para tratativas sobre a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Bragantina no Circuito Turístico Entre Serras e Águas, envolvendo inicialmente os municípios de Jarinu, Joanópolis, Morungaba, Tuiuti e Vargem.

De acordo com o prefeito Paulo Henrique, a idéia do consórcio intermunicipal surgiu como uma forma de tentar equacionar o problema da saúde nos municípios através da união de esforços e da otimização dos poucos recursos disponíveis, desobrigando cada município de assumir sozinho o financiamento da Atenção Básica e da Assistência de Média Complexidade, demanda que é absorvida pelos municípios de Bragança Paulista e Campinas por meio de seus hospitais universitários.

O Conisesa, que inicialmente reúne os cinco municípios citados, perfazendo uma população estimada em 58.840 habitantes, aguarda o envio da documentação às respectivas câmaras municipais para que as cidades de Igaratá, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Piracaia possam aderir à organização. A inclusão deve beneficiar 146.536 habitantes.

Os serviços de ambulatório de especialidades, de radiodiagnósticos e de laboratórios, que serão financiados de forma pactuada e solidária pelos municípios consorciados, serão distribuídos de forma a facilitar o acesso dos pacientes encaminhados pelas equipes do Programa de Saúde da Família. Os municípios consorciados contarão ainda com a parceria do Ministério da Saúde para os investimentos com mobiliário, equipamentos e materiais permanentes.

O deputado Edmir Chedid, parceiro solidário da organização, defendeu a implantação do Conisesa em reunião no Palácio dos Bandeirantes, em maio do ano passado, quando se reuniu com o então chefe da Casa Civil, Rubens Lara, e com o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que permanece no cargo. Na ocasião, o deputado, acompanhado dos prefeitos Luvaldo Flaibam, de Morungaba, Paulo Chede, de Vargem, Nenê Pinheiro, de Nazaré Paulista, e Paulo Henrique, de Tuiuti, solicitou aos secretários a liberação de recursos financeiros para implantação do consórcio.

Segundo Chedid, o fato de o secretário Barradas continuar à frente da Saúde estadual facilita muito a retomada das negociações para a consolidação do Conisesa.

O deputado lembrou que, durante a reunião no Palácio, em 18/5/06, o secretário Barradas comprometeu-se com o pleito e ficou de acertar a ida de técnicos da Coordenadoria da Saúde da Família para uma visita à região com o objetivo de viabilizar a implantação das equipes do Programa de Saúde da Família.

"Iremos novamente ao secretário em busca de ações concretas que viabilizem a implantação imediata do consórcio", afirmou Edmir Chedid.

Para o deputado, a criação do consórcio de saúde representa um passo significativo na solução dos problemas comuns de desassistência, contemplando as reais necessidades da população da região.

echedid@al.sp.gov.br

alesp