Presidente da Assembleia prestigia cerimônia de posse no TCM

Roberto Braguim é o primeiro funcionário de carreira a assumir presidência do órgão
19/01/2009 21:14

Compartilhar:

Vaz de Lima, Marco Aurélio Mello e Roberto Braguim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/presvaz_marco aurelio melo_roberto braguim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/geral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, deputado Vaz de Lima, participou da mesa que presidiu os trabalhos, na tarde desta segunda-feira, 19/1, da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Município, Roberto Braguim, realizada no plenário do tribunal. Também tomaram posse o vice-presidente, Eurípedes Sales, e o corregedor, Edson Simões. A atual Mesa Diretora do TCM, empossada nessa data, foi eleita em 17/12/2008.

Braguim está no Tribunal de Contas do Municpio desde 1987, e também foi o primeiro integrante do corpo de funcionários a fazer parte do colegiado de conselheiros.

Vaz de Lima destacou, em seu discurso de saudação a Braguim, a importância do momento histórico em que este assume a presidência do TCM, em que tanto a sociedade como a imprensa cobram cada vez maior transparência de seus governantes, administradores e representantes. O deputado citou o artigo 37 da Constituição brasileira para sintetizar os princípios em que a boa governança se dá: pela observância à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No entendimento do presidente, quem exerce qualquer atividade pública deve manter compromisso com esses princípios, consagrados pela Carta Magna, para bem exercer seu mandato. Outro destaque feito por Vaz foi a necessidade de se forjar uma nova consciência dentro do serviço público de constante aprendizado e aperfeiçoamento profissional para servir com eficiência a sociedade paulista e brasileira. Segundo Vaz, hoje, é analfabeto quem se recusa a reaprender.

O novo presidente do Tribunal, Roberto Braguim, emocionou-se ao saudar e agradecer a presença das autoridades e de seus familiares na cerimônia de sua posse, e prestou uma homenagem ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal. Braguim afirmou que Mello é sua referência profissional e citou tê-lo encontrado, durante as férias do ministro, redigindo seu parecer sobre a questão da demarcação de terras indígenas. Braguim também enfatizou que pretende avançar no comando da Casa, atento à modernização e eficiência da fiscalização, ao lado da celebração de parcerias com outros órgãos do Poder Judiciário no Estado e no Brasil, e também com entidades representativas da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil, para o aperfeiçoamento do serviço prestado pelo TCM à população paulistana.

Estiveram presentes à posse diversas autoridades do Estado e do país que compuseram a mesa dos trabalhos. Entre elas, o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; o senador Romeu Tuma, corregedor do Senado Federal; o secretário-chefe da Casa Civil do governo Serra, Aloysio Nunes Ferreira Filho; o prefeito da capital, Gilberto Kassab; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues; o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D"Urso; representantes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de tribunais de contas estaduais, do Ministério Público paulista, prefeitos e parlamentares. Os deputados Rui Falcão (PT) e Salim Curiati (PP) também prestigiaram a cerimônia.

alesp