Governo estadual anuncia criação de novos cursos de engenharia pela Unesp

Assembleia paulista deve deliberar sobre a matéria
13/03/2012 19:32

Compartilhar:

O deputado Reinaldo Alguz (dir) representou o Legislativo paulista na cerimônia de assinatura e considerou a implantação do novo campus a realização de um sonho de 20 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/PalBandeirantesUNESP13mar12Marco3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados estaduais, autoridades e governador Geraldo Alckmin participam de solenidade que marca criação de novos cursos de engenharia pela Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/PalBandeirantesUNESP13mar12Marco2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade marca anúncio de Parceria entre o governo do Estado e a Universidade Estadual Paulista que possibilitará a criação de 11 novos cursos de graduação e um novo campus da universidade em São João da Boa Vista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/PalBandeirantesUNESP13mar12Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parceria entre o governo do Estado e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possibilitará a criação de 11 novos cursos de graduação e um novo campus da universidade em São João da Boa Vista. A medida foi anunciada nesta terça-feira, 13/3, pelo governador Geraldo Alckmin que assinou o projeto de lei que trata do repasse de recursos para a implantação desses cursos. A propositura será encaminhada à Assembleia paulista, que deverá deliberá-la.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) representou o Legislativo paulista na cerimônia de assinatura e considerou a implantação do novo campus "a realização de um sonho de 20 anos". Segundo o parlamentar, atos como este mudam o panorama do Estado. "É o conhecimento que transforma. Nada se muda sem ensino", declarou.

Os novos cursos, todos na área de Engenharia, serão implantados no decorrer de 2012 a 2014. Nove cidades serão contempladas. Dentro de cinco anos, a universidade terá mais 2.200 alunos. Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Paulo Alexandre Barbosa, comentaram a necessidade brasileira em formar mais engenheiros. Eles apresentaram dados de 2008 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que indicam que apenas 5% dos egressos de cursos de nível superior são formandos em engenharia. Outros países têm índices bem superiores. Na China, esse percentual é de 35%; Coréia do Sul, 25%; e no México, 14%.

Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp, classificou como "profícua" essa parceria com o Estado. Ele ressaltou que a criação de um novo campus, por alterar cultural, técnica e economicamente a região, muda a história de uma cidade. Vários prefeitos e vereadores de cidades diretamente beneficiadas com a propositura participaram da cerimônia, que também foi prestigiada pelos deputados Mauro Bragato, Roberto Massafera e Samuel Moreira, todos do PSDB.

alesp