Sessão solene comemora os 60 anos do Sesc


14/11/2006 15:38

Compartilhar:

Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula", ex-jogadora e campeã mundial de basquete<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - paula (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereador Paulo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - Paulo Teixeira0004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Lima canta na abertura da sessão solene em homenagem aos 60 anos do Sesc<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - Paula Lima0008.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Euclides Carli, presidente em exercício da Federação do Comércio do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - Euclides Carli00000001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tom Zé, compositor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - Tom Ze0017.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SESC - ze - Danilo Santos de Miranda0001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 13/11, sessão solene com a finalidade de homenagear os 60 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc), a requerimento dos deputados Simão Pedro e Vicente Cândido, ambos do PT, que presidiram os trabalhos.

No início da sessão, foi interpretado o hino nacional pela cantora Paula Lima, acompanhada do violonista Valmir. Também foi exibido um vídeo institucional sobre o Sesc.

Durante o evento, pronunciaram-se a esportista Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula", o compositor Tom Zé e o vereador Paulo Teixeira, da Câmara Municipal de São Paulo. Outras mensagens dirigidas aos 60 anos do Sesc foram comunicadas aos presentes pelo deputado Vicente Cândido.

Também se manifestaram o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e o presidente em exercício da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Euclides Carli, que receberam do deputado Simão Pedro placa comemorativa do evento. Após a solenidade, foi servido coquetel no Hall Monumental.



Sesc: de 1946 a 2006

Para o Brasil, o ano de 1946 foi de muita importância. A democracia estava se instalando e as forças políticas e sociais que estavam emergindo procuravam se adequar à liberdade que a nova era trazia. Entretanto, o quadro real era de um país pobre que vivenciava fortes conflitos sociais.

O empresariado brasileiro de maior visão percebeu que os novos tempos exigiam novos caminhos para as relações entre o capital e o trabalho. Esse caminho deveria ser de harmonia com as forças produtivas, pois somente a convivência tranqüila daria ao país condições de superar os graves problemas que enfrentava.

Procurando alternativas para todos esses problemas, os empresários do comércio, indústria e agricultura se reuniram na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para a Primeira Conferência das Classes Produtoras (I Conclap). Nessa reunião, foi aprovada a Carta da Paz Social, que formatou o conceito de serviço social custeado pelo empresariado. Era o despontar de uma iniciativa inédita no mundo nas relações entre capital e trabalho.

Décadas se passaram e o Serviço Social do Comércio (Sesc) está presente em todas as capitais do país, em cidades de médio e pequeno porte. Em alguns lugares, o Sesc é a única opção da população em termos de serviços de educação, saúde, cultura e lazer.

O Sesc oferece aos trabalhadores do comércio e à comunidade em geral os seguintes serviços: creche, educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, pré-vestibular, medicina preventiva e de apoio, odontologia, nutrição, cinema, teatro, música, artes plásticas, dança, artesanato, biblioteca, esporte, ação comunitária e assistência especializada.

alesp