Nova diretoria da União dos Vereadores do Estado toma posse na Assembléia


29/07/2005 19:45

Compartilhar:

Presidente Rodrigo Garcia participou do evento que empossou a nova diretoria da União dos Vereadores do Estado  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vereadores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) realizou nesta sexta-feira, 29/7, na Assembléia Legislativa, evento para empossar a nova diretoria da entidade e para lançar a candidatura do presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões, Ricardo Cristiano Bueno, à Presidência da União dos Vereadores do Brasil.

O presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia (PFL), falou sobre a atual crise política brasileira e ressaltou a importância do trabalho de todos os políticos em prol do país, "principalmente dos legisladores". Salientou que o diálogo com a sociedade é essencial e, ciente disso, lembrou que ao assumir a Presidência da Assembléia teve como primeira atitude determinar a transparência total deste Poder. "A partir de agosto, o cidadão saberá quanto a Assembléia paga por uma caneta e poderá conhecer todas as contas de manutenção da sua estrutura."

Ao ressaltar a importância do Legislativo para o equilíbrio da democracia, Garcia disse que coloca em prática a transparência submetida à fiscalização, a fim de gerar oportunidade de identificação de equívocos e, portanto, rapidamente solucioná-los. Para ele, esta crença "é o eixo condutor do Poder Legislativo".

Interlegis

Rodrigo Garcia anunciou que a partir do mês de agosto será criada uma rede de comunicação on-line, com todas as câmaras municipais do Estado, que proporcionará maior interação e colaboração entre os legisladores, apoiando suas análises e pesquisas. Segundo o presidente, serão oferecidos cursos preparatórios aos vereadores para que eles possam trabalhar de maneira consistente com as leis mais complexas, como a dos Planos Diretores.

Outra novidade anunciada é a criação de um espaço próprio para receber os vereadores durante suas visitas aos deputados estaduais. Segundo o parlamentar, esse local contará com infra-estrutura para que os vereadores possam fazer pesquisas que os auxiliem na elaboração de projetos de lei.

Rodrigo Garcia disse "que o grande desafio do Poder Legislativo é exercer o seu poder efetivamente, sem prejudicar o andamento dos municípios, do estado e do país".

alesp