Numa atmosfera serena e idílica, Pedro Gava representa com harmonia a realidade do cotidiano

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
18/10/2004 14:00

Compartilhar:

Obra Roda de amigos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pedro Gavo Obra A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Matriz de Itatiba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pedro Gavo Obra B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Gava<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pedro Gavo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Das telas de Pedro Gava emana uma agradável mensagem de otimismo, uma tranqüila bonomia que invade as paisagens e os personagens por ele retratados: homens humildes, aposentados em manga de camisa, velhos jogadores de "boccia".

Pintor da serenidade, o artista colhe as mais íntimas sugestões figurativas e as transporta ao núcleo de sua intenção poética. Resgata a forma com sentida ansiedade expressiva e, ao mesmo tempo, a valoriza, firmando assim a sua necessidade de sublimação e de fé.

Suas composições possuem um cromatismo luminoso, que transmite vibrações e sugestões: são obras que demonstram como a maneira de tratar a cor é em Pedro Gava uma qualidade adquirida através de experiências e pesquisas que alcançam o equilíbrio de uma síntese inteligente.

O componente humano e o natural constituem uma realidade. Os efeitos da cor compõem, em cada quadro, uma atmosfera serena e idílica. Os elementos humanos que constituem a composição criam a representação dessa realidade.

Ruskin costumava dizer que "a calma é atividade da arte no seu nível mais elevado". Nas obras "Roda de amigos", Prêmio de Aquisição da Assembléia Legislativa no 51º Salão Paulista de Belas Artes e em "Matriz de Itatiba", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, encontramos na justa medida, harmonia e equilíbrio da composição e uma clássica cadência rítmica das formas e da cor.



O Artista

Pedro Gava nasceu em Itatiba, interior do Estado de São Paulo, em 1954. Iniciou seus estudos artísticos em Campinas, com o consagrado artista plástico Aldo Cardarelli, no curso técnico de pintura da Universidade Católica de Campinas (1974).

É autor de importantes afrescos nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio, Nossa Senhora das Graças e uma maravilhosa Via Sacra na Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém, todas em Itatiba. Esculpiu em cedro um "Galo", como mascote, de um navio contratorpedeiro da Marinha Brasileira.

Participou em 77 Salões Oficiais e em 30 exposições individuais, recebendo 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, além de 12 prêmios aquisitivos e 4 menções honrosas. Convidado pelos governos dos respectivos países, realizou 3 exposições na Bolívia e 2 no Peru. Na qualidade de membro de Júri de Arte foi convidado de 10 Salões Oficiais.

Em 1988 recebeu o Prêmio "Governador do Estado" no 50º Salão Paulista de Belas Artes e, em 1989, o Prêmio de Aquisição da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo na 51ª edição daquele salão. Possui obras em coleções particulares e oficiais no Brasil, no exterior e no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho.

alesp