Deputado acompanha prefeitos de Timburi e Barra do Chapéu na Secretaria do Meio Ambiente


05/05/2008 09:40

Compartilhar:

Assinatura do termo de adesão na Secretaria do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/GIRIBONI ACOMPANHA PREF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edson Giriboni (PV) acompanhou, no dia 30 de abril, os prefeitos de Barra do Chapéu, Maria Anunciata da Silva, e de Timburi, Paulo César Minozzi, para assinatura do termo de adesão das respectivas prefeituras ao Projeto Município Verde. O deputado e os prefeitos foram recebidos pelo chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, Ubirajara Guimarães.

O programa, lançado em março de 2007 pelo governo Serra, tem o objetivo de ampliar a agenda ambiental paulista através de uma articulação entre o governo de São Paulo e os 645 municípios do Estado, além de estimular as cidades a se estruturarem para participar de políticas ambientais.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente elaborou um índice de avaliação ambiental a ser aplicado em cada um dos municípios que aderirem ao programa. O resultado dessa avaliação definirá se a cidade poderá receber a certificação de Município Verde e, assim, ficar credenciada a obter recursos financeiros, com prioridade.

Os projetos ambientais vão receber investimentos da ordem de R$ 2 bilhões até 2010, ano previsto para o cumprimento dos 21 programas ambientais estratégicos.

Desse montante, R$ 800 milhões virão diretamente do Tesouro do Estado. O restante será financiado por órgãos como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de prefeituras e demais parceiros da iniciativa privada.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp