Deputado participa do II Fórum Regional de Águas Minerais


21/11/2005 11:59

Compartilhar:

Deputado discursa no fórum <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ Forum Regional de Aguas Minerais 031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) do II Fórum Regional de Águas Minerais e Turismo, realizado no hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra, em 18/11. Compareceram ao encontro autoridades das sete cidades do sudoeste da Grande São Paulo que detêm a maior reserva de águas minerais do país. Instalados no meio da mata atlântica e de uma zona de mananciais, os municípios de São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes, Cotia, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Juquitiba foram representados por seus prefeitos que avaliaram junto com o deputado Caramez e o vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, as possibilidades de promover o crescimento econômico na região, explorando a água mineral e preservando as reservas verdes locais.

Caramez abriu o evento ressaltando a importância desses municípios, que representam a vida e o oxigênio para grande parte da região Metropolitana de São Paulo. No entanto, reconheceu que se trata de cidades onde é impossível o desenvolvimento industrial ou da agricultura, levando em conta a falta de empregos para os cerca de 500 mil habitantes que vivem nessa região, que precisam de emprego e renda. Defendeu a tese de que os municípios da região deixem de ser considerados "dormitórios" e tenham crescimento e desenvolvimento.

Para tornar esse projeto realidade, o deputado apóia o esforço de todos os prefeitos da região, no sentido de ativar a economia local. Ele lembrou também que a presença do vice-governador mostra a preocupação do governo estadual em resolver esse impasse e trazer soluções o mais rápido possível para a região.

O anfitrião do encontro, José Jorge da Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, afirmou que o seu município e as cidades vizinhas têm todo interesse em desenvolver sustentavelmente a região, e que o apoio do deputado Caramez e do governo estadual é fundamental.

O vice-governador Cláudio Lembo lembrou que o Estado tem uma grande dívida com a região por ela ter preservado a mata atlântica em detrimento de seu crescimento econômico. Também ressaltou sua satisfação em ver o trabalho do deputado junto à região, prometendo somar seus esforços e apresentar ao governador para a implantação de estratégias favoráveis para os municípios.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp