Serviço de coleta móvel de sangue


16/09/2008 17:35

Compartilhar:

Coleta móvel pode aumentar estoque dos bancos de sangue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/PAULO ALEX SANGUE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para facilitar a doação de sangue no Estado, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) defende a implantação do Sistema Estadual de Coleta Móvel de Sangue. A proposta foi apresentada pelo parlamentar, na Assembléia Legislativa, por meio de indicação encaminhada ao governador. A coleta móvel é reivindicada por dirigentes de bancos de sangue e hospitais como meio de aumentar o número de doadores. Em algumas cidades paulistas, os estoques de sangue já são insuficientes para atender a demanda de transfusões e cirurgias.

A situação preocupa as autoridades médicas, que temem os riscos decorrentes da falta de sangue, já que vários tratamentos dependem de transfusões. "A ciência está muito evoluída, com grandes avanços em pesquisas médicas. No entanto, até agora não foi encontrado um substituto para o sangue humano", ressalta Paulo Alexandre. "Acredito que a o serviço móvel ajudará aumentar os estoques de sangue, pois o doador não precisará sair de casa ou do trabalho para colaborar".

De acordo com o deputado, o serviço poderá ser oferecido em veículos adaptados, como ônibus e vans, para atendimento nas ruas. Outra possibilidade é agendar a coleta por telefonema gratuito (0800).

Iniciativa semelhante foi adotada no Rio Janeiro, alcançado excelentes resultados. Os veículos também são utilizados em campanhas educativas que visam esclarecer os requisitos para a doação. "É um ato é simples, rápido e seguro, sem qualquer risco de contágio. Com o sistema de coleta móvel, será possível salvar mais vidas apenas com a solidariedade do doador", observa o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp