Serviço de coleta móvel de sangue
Para facilitar a doação de sangue no Estado, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) defende a implantação do Sistema Estadual de Coleta Móvel de Sangue. A proposta foi apresentada pelo parlamentar, na Assembléia Legislativa, por meio de indicação encaminhada ao governador. A coleta móvel é reivindicada por dirigentes de bancos de sangue e hospitais como meio de aumentar o número de doadores. Em algumas cidades paulistas, os estoques de sangue já são insuficientes para atender a demanda de transfusões e cirurgias.
A situação preocupa as autoridades médicas, que temem os riscos decorrentes da falta de sangue, já que vários tratamentos dependem de transfusões. "A ciência está muito evoluída, com grandes avanços em pesquisas médicas. No entanto, até agora não foi encontrado um substituto para o sangue humano", ressalta Paulo Alexandre. "Acredito que a o serviço móvel ajudará aumentar os estoques de sangue, pois o doador não precisará sair de casa ou do trabalho para colaborar".
De acordo com o deputado, o serviço poderá ser oferecido em veículos adaptados, como ônibus e vans, para atendimento nas ruas. Outra possibilidade é agendar a coleta por telefonema gratuito (0800).
Iniciativa semelhante foi adotada no Rio Janeiro, alcançado excelentes resultados. Os veículos também são utilizados em campanhas educativas que visam esclarecer os requisitos para a doação. "É um ato é simples, rápido e seguro, sem qualquer risco de contágio. Com o sistema de coleta móvel, será possível salvar mais vidas apenas com a solidariedade do doador", observa o deputado.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações