Futuro de Sorocaba é região metropolitana


02/06/2010 17:27

Compartilhar:

Hamilton Pereira e Francisco Vidal Luna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/4 HAMILTONSOROCITYMETRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência com o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), na tarde da última terça-feira, 1/6, o secretário estadual de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, afirmou que "se o Estado tem condições de ter mais duas ou três regiões metropolitanas, Sorocaba certamente é uma delas".

Luna afirmou ainda que em julho deverá estar pronto levantamento da Emplasa e do Seade sobre os municípios paulistas que apresentam características para metropolização. "A partir do levantamento, o estudo será aprofundado sobre as regiões apuradas como metropolitanas", explicou.

Questionado especificamente sobre os levantamentos em torno da Região Metropolitana de Sorocaba, Luna afirmou que em existindo as características estabelecidas pelas legislações federal e estadual, serão fixados os limites, realizadas as audiências públicas nos municípios envolvidos e o Executivo enviará um projeto à Assembleia Legislativa.

Entendendo que a iniciativa da proposta deve ser de iniciativa do Poder Executivo, Luna foi alertado pelo deputado Hamilton de que a Região Metropolitana de Santos surgiu da iniciativa do ex-deputado estadual Rubens Lara.

O Projeto de Lei Complementar 33/2005, do deputado Hamilton, cria a Região Metropolitana de Sorocaba.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp