Objetividade da forma e da invenção nas esculturas lineares de Darcy Andriolli

Emanuel von Lauenstein Massarani
15/07/2003 17:48

Compartilhar:

Darcy Andriolli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Darcy Andreolli.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O abstracionismo nas esculturas de Darcy Andriolli é determinado por meio de um purismo tecnológico que emprega materiais da moderna indústria para construir estruturas lineares vigorosamente dinâmicas.

Passando por um rigor estrutural e ascético, encontra na objetividade uma forma de controle do símbolo e se propõe levar o espectador a ler a experiência , e na realidade , nela reencontrando o absolutismo do enigma, com toda a complexidade, mesmo inconsciente e a disponibilidade também libertadora de um processo de conhecimento; serenamente enfrentado no seu nível mais misterioso e determinante .

Nas obras recentes de Darcy Andriolli é contínua a interdependência entre a objetividade da forma e a criatividade da invenção, numa espécie de visualização do fantástico controlado pela vida cotidiana.

O seu abstracionismo está coligado à experiência espacialista, traduzindo-se numa pesquisa de traços e materiais, sempre renovados na forma que espelha a cada vez a espontaneidade do impulso ou sua reelaboração mais estudada, mediante uma simplificação que obtém maior concentração mental e emotiva.

Na obra "Essência", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho , o metal e a madeira de aroeira se compõem numa imagem de mágico e surreal poder evocativo na sua linear simplicidade.

A Artista

Artista plástica e designer, Darcy Andriolli nasceu em São Paulo em 1965.Foi educada no Lar Escola Maria Imaculada, no Embu, onde aprendeu trabalhos manuais e artesanato. Após sair do internato transfere-se para Cabo Frio onde fez um curso de desenho livre e obteve paralelamente habilitação em construção civil.

Em 1994 mudou-se para Ilha Solteira, no interior do Estado de São Paulo, onde começa a trabalhar com design no atelier ¨ Arte a dois ¨ onde realiza peças especiais e trabalha com esculturas, usando aço carbono, aço inox e madeira em forma orgânica. Em agosto de 2002 idealizou e fundou a Associação Ilhense de Belas Artes.

Participou das seguintes exposições: Espaço Cultural ¨Poder da criação¨, São Paulo (1998 e 2001); Centro Cultural de Santos (1999); Casa da Cultura de

Sertãozinho ( 1999 ); Câmara Municipal de Ilha Solteira e Colégio Anglo, Ilha Solteira ( 2002 ) 1º Exposição de Belas Artes, Espaço Criativo, Ilha Solteira; 1º Exposição Circuito das Artes ( 2002 ); ¨Mostra Mulher¨, Mini Shopping Norte e ¨Mostra Brasil¨, Espaço Terrasse, Ilha Solteira.

alesp