Ilha Solteira terá obras de arte na Câmara local


30/07/2003 17:17

Compartilhar:

Aspecto da inauguração da mostra Festas Juninas, organizada pela Associação Ilhense de Belas Artes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilha solteira foto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação

A convite da Associação Ilhense de Belas Artes, o superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, Emanuel von Lauenstein Massarani, esteve em Ilha Solteira, na última semana, para pronunciar a palestra "A Fé e o Trabalho na Arte" no auditório da Unesp local. Por solicitação do presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Longo Júnior, Massarani relatou ao público, formado por autoridades e artistas plásticos da região, como foi constituído o Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, atualmente com 380 obras entre pinturas, gravuras, tapeçarias, esculturas e fotografias.

Os artistas presentes, que no dia seguinte participaram da exposição temática "Festas Juninas", prontificaram-se em atender à sugestão dada pelo palestrante, que justificava a freqüência da população nas atividades da Câmara local como um meio direto de difusão da arte.

Para marcar o início da coleção de obras de arte da Câmara de Ilha Solteira, foram doadas por Massarani seis gravuras originais de destacados autores brasileiros, enquanto o presidente da Associação Ilhense de Belas Artes, escultor José Américo, dispôs-se a reunir as obras dos artistas afiliados à entidade que forem doadas.

O presidente da Associação Cultural Ítalo-brasileira de Ilha Solteira, Dr. Riccieri Pattini, anunciou a doação de uma obra do pintor italiano Fabio Genuizzi, que expõe atualmente no centro cultural local.

Já se encontram no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa oito obras de cinco artistas de Ilha Solteira: Eder Rocha, Luiz Fernando Mattos, Edson Teigi, José Américo e Darci Andriolli.

alesp