Funcionários da Assembléia assistem palestra sobre melhoria da gestão pública


06/05/2004 20:58

Compartilhar:

Consultor Waldez Luiz Ludwig<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/waldez ludwig04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

De que modo o serviço público pode fazer frente à demanda por eficiência e transparência imposta, de um lado, por uma opinião pública mais informada e exigente e, de outro, pelas transformações radicais sofridas pela ciência da administração nos últimos anos? Esse foi o ponto focal da palestra "Liderança e Motivação: Fatores Essenciais para a Melhoria da Qualidade da Gestão na Assembléia Legislativa", ministrada pelo consultor Waldez Luiz Ludwig, nesta quinta-feira, 6/5, a assessores de departamento e funcionários que ocupam cargo de direção no Legislativo paulista.

Para Ludwig, a Administração atravessa um momento de "neo-renascimento" e caminha do obscurantismo imposto pela revolução industrial para a afirmação de um novo tipo de gestão, no qual o centro é o ser humano. "Hoje, uma nova revolução põe a pessoa de volta no centro de tudo, pois as organizações necessitam principalmente da capacidade inovativa própria do ser humano", disse ele. "Com as transformações que estão em curso, o principal fator de sucesso não é mais a perfeição, mas a originalidade".

Segundo o consultor, a causa de todas essas transformações é o conhecimento, o "ouro moderno". Sendo assim, os pilares de uma gestão contemporânea e efetivamente compartilhada são, por ordem de importância, estratégia, qualidade, inovação e talento. O segredo para o sucesso dessa gestão: a inovação e a personalização. "Para tanto, é preciso não perder tempo em corrigir fraquezas, mas investir no desenvolvimento dos pontos fortes", afirmou Ludwig.

Waldez Luiz Ludwig é instrutor e consultor em gestão empresarial. Formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro, trabalhou como analista de sistemas durante 20 anos para órgãos e empresas públicas e privadas. Há dez anos como consultor independente, dedica-se à pesquisa de vanguarda em cenários e tendências da gestão de organizações.

alesp