O legado de Franco Montoro na TV Assembléia


09/05/2008 18:30

Compartilhar:

Programa Arena Livre relembra o legado de Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/SAPIENZA LEGADO MONTORO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 9/5, a partir das 21h, a TV Alesp exibe o programa Arena Livre, que contou com a participação do deputado Mauro Bragato (PSDB), que, ao lado dos parlamentares Vitor Sapienza (PPS) e Uebe Rezeck (PMDB), falou sobre o ex-governador Franco Montoro, com quem teve a honra de conviver no seu primeiro mandato, 1983-1986.

Mas o personagem central do programa foi o professor José Augusto Guilhon de Albuquerque, organizador do livro O Legado de Franco Montoro, lançado pela Fundação Memorial da América Latina com a Imprensa Oficial do Estado. Guilhon disse que foi uma grande satisfação ter organizado a obra, "que retratou um político inovador e um grande democrata".

Bragato ressaltou a importância de a TV Alesp falar sobre Montoro, principalmente levando-se em conta, segundo ele, a falta de memória do povo brasileiro. Nisso concordaram os outros deputados que, além de entrevistarem Guilhon, ainda deram muitos depoimentos sobre a convivência com Franco Montoro.

A idéia do livro surgiu depois de um seminário promovido pelo Memorial da América Latina sobre o ex-governador, em julho do ano passado. O evento reuniu amigos de Montoro, como o governador José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o advogado Eduardo Muylaert e o consultor Rubens Barbosa, que deixaram os seus depoimentos reproduzidos nas 340 páginas do livro, que conta ainda com o testemunho de ícones da política nacional. É o caso da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, do senador Pedro Simon, dos ex-governadores paulistas Cláudio Lembo, Geraldo Alkcmin e Paulo Egydio Martins, entre outros.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp