Melhorias na integração do transporte metropolitano na Baixada Santista


09/11/2009 10:50

Compartilhar:

Haifa Madi e José Luiz Portella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/HAIFAMADITRANSPORTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Haifa Madi (PDT) e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, reuniram-se no dia 4/11, no escritório da parlamentar em Guarujá, onde deram uma coletiva à imprensa para anunciar melhorias na integração do transporte metropolitano na Baixada Santista.

Técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP) realizarão estudos para viabilizar a implantação, prevista para 2010, de melhorias no transporte da região, incluindo um novo terminal para a travessia marítima Santos-Vicente de Carvalho e uma nova linha de ônibus intermunicipal ligando o bairro de Monte Cabrão, na área continental de Santos, à Vicente de Carvalho, no Guarujá. Esta linha intermunicipal, antiga reivindicação dos moradores locais, deverá começar a operar até o início do próximo ano, com 15 partidas diárias e demanda prevista de10 mil usuários/mês.

Segundo o secretário, a integração de Guarujá ao SIM se dará por meio de um bilhete único, que será mais em conta para o usuário.

A deputada comemorou a iniciativa: "acredito que somente essa visão de integração do transporte urbano irá fazer com que efetivamente a metropolização da Baixada Santista aconteça", concluiu.

A 1º fase do VLT deverá ser iniciada em 2010, após aprovação definitiva do Conselho Gestor de PPPs, prevista para dia 20/12. O custo da obra nesta etapa é de custará R$ 298 milhões e deve ser finalizada em 2011.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp