Solenidade comemora os 152 anos do Corpo Musical da Polícia Militar


17/08/2009 21:51

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALCANTORES_0053.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Olímpio Gomes, major da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALOLIMPIOGOMES_0029ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conte Lopes, presidente em exercício da Assembleia Legislativa, abre as comemorações dos 152 anos do Corpo Musical da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALMESA_0003ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conte Lopes e oficiais da PM <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALHOMENAGEM_0125ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Corpo Musical da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALMUSICOS_0052.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICAL_0012ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Corpo Musical da Polícia Militar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SOLCORPOMUSICALMUSICOS_0159ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a coordenação do deputado Conte Lopes, presidente em exercício da Assembleia Legislativa, foram comemorados nesta sexta-feira, 14/8, os 152 anos do Corpo Musical da Polícia Militar.

Antes mesmo do início da solenidade, uma das seções do Corpo Musical, a Camerata, executou peças e recebeu aplausos do público. Durante a apresentação, o Coral Masculino cantou músicas de autores nacionais como Ivan Lins e Milton Nascimento, entre outros, sempre acompanhado pela Camerata.

A história do Corpo Musical começou em abril de 1857, data de sua fundação, com a função de levar entretenimento aos praças aquartelados. Sua primeira apresentação pública foi em 6/11/1892, na inauguração do Viaduto do Chá. Contava a princípio com 17 componentes e mais um sargento mestre.

Hoje, sob a regência do capitão músico Renato Maximiano da Silva, tem 160 músicos e é composto pelas seguintes seções: Banda Sinfônica, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas, Camerata e Coral Masculino. Cada segmento realiza por mês cerca de 30 apresentações.

Conforme bem lembrou o deputado Olímpio Gomes, major da PM, durante sua fala na tribuna, os "músicos da banda, além de levarem emoção ao povo paulista, também participam da sua segurança" " metade da carga horária é cumprida no policiamento ostensivo.

Compuseram a Mesa Diretora, além de Conte Lopes, o comandante da PM Álvaro Batista Camilo, o sub-comandante Danilo Antão Fernandes, o coronel Marco Antônio Augusto e o capitão Renato Maximiano da Silva, comandante do corpo musical.

Durante a cerimônia, Conte Lopes entregou diplomas de reconhecimento à corporação e ao maestro Renato Maximiano da Silva, oferecidos pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo, presidido por Emanuel Massarani ,que não compareceu à cerimônia por estar adoentado.

Ao final da solenidade, familiares e público em geral puderam aplaudir a apresentação da Banda Sinfônica, no Hall Monumental do Palácio Nove de Julho, de peças de seu repertório.

alesp