Assembléia debate desafios da educação


23/04/2008 21:45

Compartilhar:

Emerson Morais Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EDUCA EmersonMoraisVieira SEBRAE_ MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Encontro Legislativo de Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EDUCA MESA MAC 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º Encontro Legislativo de Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EDUCA GERAL MAC 05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elisaldo Luiz de Araújo Carlini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/EDUCA DrCarlini_MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa promoveu nesta quarta-feira, 23/4, o 1º Encontro Legislativo de Educação, por iniciativa do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), membro da Comissão de Educação da Casa.

A discussão se deu sobre um assunto que gera preocupação nas escolas: o consumo de drogas entre adolescentes e jovens. Foram discutidos os temas: Educar para empreender, a importância da iniciativa privada na educação; O papel do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca) na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Juventude e drogas: desafios, a política estadual sobre drogas e as metas do Estado para a educação.

Participaram do debate o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Luizenir Volny Lago, o presidente do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, e a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), Dinorá de Souza Lima, que falou da prática do Estatuto da Criança e do Adolescente na Educação.

Neste ano, o ECA completará 18 anos, sendo ainda motivo de muita polêmica. No Congresso Nacional, há vários projetos para alterá-lo, entre os quais o que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

O gerente da Unidade de Educação do Sebrae de São Paulo, Emerson Morais Vieira, falou sobre o empreendedorismo na educação, a presidente nacional da Sorrident´s, Carla Renata Sarni Souza, falou sobre o papel do empresário na melhoria do ensino público e a gestora de Currículo da Secretaria de Estado da Educação, Valéria Souza, sobre as 10 metas governamentais até 2010.

O deputado apresentou projeto de lei, em tramitação, que prevê inclusão de aulas de empreendedorismo na grade curricular.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp