Associação Nipo-Brasileira de Atibaia comemora 50 anos


01/06/2011 15:16

Compartilhar:

Trícoli entrega placa comemorativa a Kimio Oikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/BETOTRICOLIATIBAIAp.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação Cultural Nipo-Brasileira do bairro do Tanque, em Atibaia, fez 50 anos de fundação no sábado, 28/5. Beto Trícoli (PV) prestigiou o evento e entregou uma placa comemorativa ao presidente da Associação, Kimio Oikawa.

O parlamentar destacou a importância da parceria entre a associação e a prefeitura de Atibaia, onde foi prefeito por oito anos. Citou lideranças políticas da colônia japonesa no município, no Estado e no Brasil, do presente e do passado, que contribuíram com o fortalecimento da comunidade. "A união entre os poderes e a comunidade deu muitos frutos. Lembremos sempre daqueles que suaram, semearam e lavraram nossa terra", afirmou o deputado.

A colônia nasceu em 1961, a partir da implantação do Núcleo de Produção de Hortifrutigranjeiros, idealizado pela antiga Cooperativa Agrícola de Cotia. Começou com 30 imigrantes.

Em 2007, quando Beto Trícoli era prefeito de Atibaia, a colônia japonesa, em conjunto com os moradores do bairro, passou a participar efetivamente do Orçamento Participativo. A comunidade optou pela pavimentação da estrada Agroflora, principal acesso às propriedades e via fundamental para escoamento da produção, realizada em etapas anuais de acordo com a votação democrática.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp