1º secretário recebe representantes da Baixada Santista no Parlamento Jovem


16/11/2005 19:54

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira e os 14 alunos da Região Metropolitana da Baixada Santista, selecionados para o Parlamento Jovem Paulista da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO BAIXADA SANTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 14 alunos da Região Metropolitana da Baixada Santista, selecionados para o Parlamento Jovem Paulista da Assembléia Legislativa, participaram de um encontro com o 1º secretário da Casa, deputado Fausto Figueira (PT), nesta quarta-feira, 16/11, em Santos. Durante a reunião, Figueira falou sobre o trabalho de um deputado estadual, as atribuições do 1º secretário e a importância da participação da comunidade nas atividades parlamentares, provocando vereadores e deputados, para que atuem em benefício da população.

"Vocês hoje têm um mandato e vão defender seus projetos na Assembléia. Este é um exercício da democracia. Se a Baixada Santista elegesse uma delegação como esta, com 14 deputados, o que representa 15% dos parlamentares do Estado, teríamos mais força para aprovar projetos do interesse da região. A democracia nos mostra que não se consegue nada sem luta e organização", explicou.

Os estudantes, que representarão as cidades de Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande, Itanhaém, Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Vicente, expuseram ao deputado suas propostas aprovadas entre as 94 do Estado, em formato de projeto de lei, pedindo melhorias para sua comunidade Os deputados jovens da Baixada optaram pelos partidos da Educação, Natureza, Cultura e Direitos Humanos.

Figueira ficou satisfeito com o desempenho dos alunos e se comprometeu a analisar os projetos para um possível aproveitamento na Assembléia. Entre algumas dessas idéias está a abertura de bibliotecas das escolas públicas para a comunidade durante toda a semana, proposta por Fernanda Leandro da Sé, da Escola Estadual Oswaldo Luiz Sanchez Tosch (de Praia Grande). "Contaríamos com a ajuda dos Amigos da Escola e dos reeducandos que realizam serviços para a comunidade", explicou.

César Santiago de Oliveira, da Escola Estadual Miguel Estéfano, do Guarujá, foi selecionado por seu projeto que pede a volta das aulas de música nas escolas públicas, com a criação de corais e aulas de história da música. Gabriela Sanchez de Castro, da Escola Estadual Armando Beligarde, em Bertioga, defenderá seu projeto que sugere a criação de um sistema de captação de água nas escolas com calhas receptoras da chuva e finalização em cisternas.

Fausto Figueira incentivou a participação dos adolescentes no Parlamento Jovem desde o início do ano. Sua assessoria visitou nos meses de junho e agosto todas as escolas públicas e privadas de ensino médio dos nove municípios da Baixada Santista.

O Parlamento Jovem é uma sessão especial da Assembléia Legislativa, onde os deputados estaduais cedem seus lugares por um dia a jovens estudantes do Estado com o objetivo de propiciar a eles conhecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Também envolve os jovens na reflexão dos problemas sociais e os motiva a apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida no Estado de São Paulo.

O programa, realizado pela Assembléia desde 1999, escolheu este ano 94 alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Nesta quinta-feira, 17/11, todos os deputados jovens irão para um hotel em São Paulo e à tarde conhecerão a Assembléia. Na sexta-feira, eles serão diplomados e, depois da eleição da Mesa Diretora, apresentarão e votarão seus projetos, durante sessão especial no plenário Juscelino Kubitschek, onde ocuparão as cadeiras dos deputados. A sessão será transmitida pela TV Assembléia e os projetos publicados no Diário Oficial do Estado.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp