Museu de Arte - Dia Mundial dos Animais


03/10/2011 17:18

Compartilhar:

Tao Duarte <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/TaoDuarte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio C. Moraes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ANTONIOCMORAES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> JAGUATIRICA de Lafraia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/JAGUATIRICACARMENLAFRAIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O VÔO DA ÁGUIA de Tao Duarte <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/VOODAAGUIATAODUARTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ARARAS NA AMAZÔNIA de Antonio C. Moraes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ARARASDAAMAZONIAANTONIOCMORAES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lavarello <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/LAVARELLO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Rosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/FRANCISCOROSA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> PATO DO PÉ VERMELHO de Huang Weng Mei-o <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/OPATODOPEVERMELHOHUANG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> SÃO FRANCISCO DE ASSIS de Francisco Rosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SAOFRANCISCODEFRANCISCOROSA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Dalcin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/RONALDOARTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> BISÃO RUPESTRE de Lavarello <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BISAORUPESTRELAVARELLO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Huang Weng Mei-o<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/huangmei2014set.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> SALVEMOS AS TARTARUGAS de Ronaldo Dalcin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/TARTARUGARONALDODALCIN.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preservação dos animais iniciada por Francisco de Assis no século XII teve o respaldo da UNESCO no século XX





Coincidindo com a data em que se festeja o dia dedicado a São Francisco de Assis, o dia 4 de outubro é consagrado anualmente, desde 1978, ao Dia Mundial dos Animais tendo em vista a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal dos Direitos do Animal.



Tanto o santo protetor dos animais, que a eles se referia como "Irmão Pássaro e Irmã Leoa", a referida Declaração demonstra a preocupação das nações em proteger os animais da exploração, do abandono, do trafico e do extermínio.



Ainda recentemente o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente responsável pela publicação da lista oficial de animais ameaçados de extinção, lançou um alerta informando que o Brasil possui cerca de 218 espécies desses animais. A referida lista foi elaborada em conjunto com comitês e grupos de trabalho de cientistas especializados em cada grupo animal.



Vale relembrar que em pleno século XV, Leonardo da Vinci já afirmava que: "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra humanidade".



Enquanto aguardamos ansiosamente esse dia homenageamos a data reproduzindo obras temáticas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.





"SÃO FRANCISCO DE ASSIS" "Francisco Rosa



O artista descobriu poesia nos materiais tecnologicamente que, uma vez transformados, ganham um novo valor em suas composições,



"ARARAS NA AMAZÔNIA" - Antonio C. Moraes



Inspirado na natureza o artista nela encontra o fascínio e os germes da exaltação, testemunho de poesia e da eterna repetição dos fenômenos criativos. Emoção, sentimentos e fantasia são elaborados na meditação e na "reverie" e expressos com apurada técnica e sensibilidade.



"SALVEMOS AS TARTARUGAS" - Ronaldo Dalcin



Sua pintura parte de uma preciosa relação visual com a realidade para atuar uma transfiguração gradual do elemento naturalístico que acaba com a perda de conotações verístas para assumir conotações emotivas e sentimentais sobre o fio de uma intensa participação pessoal, às vezes melancólica, às vezes romântica.





"BELEZA RARA" - M. R. Carvalho



Sua obra testemunha a imediata identificação da artista com a natureza brasileira através de uma pincelada que cria o clima de um conto pacato, distensivo, mas eloqüente em sua simplicidade.





"JAGUATIRICA" - Lafraia



A artista possui uma sua voz autêntica, capaz, na sua simplicidade, de nos comover e nos fazer ver o mundo com surpresa; de amá-lo e apreciar toda sua beleza, sobretudo a beleza dos animais em extinção pelo descuido do próprio ser humano.





"BISÃO RUPESTRE" - Lavarello



Os animais rupestres constituem um chamamento perene ao nosso passado longínquo, chamamento esse que se realiza nas ¨visões¨ ambientadas em nosso subconsciente. Mas o que conta é a afetividade, o amor que a artista coloca em sua obra.





"PATO DO PÉ VERMELHO" - Huang Weng Mei-o



Sob uma aparente simplicidade, sua obra é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora se mantendo distante de todo excesso pictórico, para colher, entretanto, a essência da imagem.



"O VÔO DA ÁGUIA" - Tao Duarte



Sua obra demonstra a força criativa de quem se abandona na natureza e na realidade das paisagens, da flora e da fauna que descobre e ama com religiosa devoção

alesp